Coordenadorias Cobio e Coani, agora, mais do que nunca, próximas da natureza

11 de dezembro de 2020 - 16:39

As Unidades de Conservação (UCs) guardam paisagens extraordinárias e com diferentes atrativos naturais, históricos e culturais. Muitas delas podem ser usufruídas para o lazer e a recreação, mas para um grupo seleto de colaboradores da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), um local assim, além de um espaço de lazer e se fortalece também como um espaço de trabalho. É o caso das equipes da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/SEMA) e a da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa dos Animais (Coani/SEMA) que mudaram de endereço e agora estão instaladas na Área Adahil Barreto, do Parque Estadual do Cocó, uma unidade de conservação (UC) de proteção integral.

Para Dóris Santos, Coordenadora da Cobio/SEMA, trabalhar dentro de uma UC faz lembrar ainda mais a importância da conservação da natureza. “Muitas vezes, fazemos tudo de forma muito automática e o fato de estarmos inseridos dentro de uma área protegida, nos traz a oportunidade de atestar ou validar que uma UC é criada para o bem-estar da população e para regular e amenizar o clima”, disse. “Agora podemos comprovar isso na prática e ainda somos estimulados a fazer exercícios em contato com o meio ambiente natural”, completa.

Segundo o articulador de UCs estaduais, Leonardo Borralho, trabalhar na Área Adahil Barreto, proporciona “maior conectividade com a natureza, maior imersão nos valores ambientais e além de proporcionar mais iluminação para o pensar e para o executar das nossas tarefas”. Borralho lembra que os escritórios da Cobio/SEMA estão instalados dentro da área determinada para ser a de infraestrutura de apoio a uma unidade de conservação de proteção integral. “Esse tipo de UC tem como objetivo principal preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, com exceção dos casos previstos em lei, tais como em projetos educacionais e de pesquisa, com a autorização prévia dos gestores das unidades”, explica.

A técnica Lúcia Nascimento, que trabalha na área administrativa e de apoio, da Cobio/SEMA, todos ainda estão na fase de organizar a mudança que foi bem recente, no último dia 7 de dezembro. “É muito legal trabalha em um parque e poder escutar o canto dos pássaros sentindo aquela sensação de tranquilidade, de coisa boa”, revela. Para Socorro Laudênia, técnica da Coani/SEMA, o espaço, além de maior é mais confortável. “Uma tranquilidade e um privilégio iniciar o dia de trabalho caminhando por entre essas áreas verdes”, disse.

Kelven Sousa, da Ceflor, uma das células da Cobio/SEMA, a vantagem do novo espaço é a maior integração que agora acontece na equipe e ainda estamos bem pertinho da natureza. “Estamos realmente em um lugar com muito conforto ambiental, que além das atividades burocráticas, nos permite sair, fazer trilhas e verificar, na prática, toda a riqueza da biodiversidade do Parque Estadual do Cocó”, relatou.

Cobio e Coani

A Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/SEMA) faz parte da estrutura organizacional da SEMA e “desenvolve os projetos e ações vinculados ao Programa Ceará Mais Verde, que tem como objetivo principal, conservar, recuperar, ampliar e proteger a cobertura vegetal e os solos do território cearense”. Vinculada a Cobio/SEMA estão vinculadas: a Célula de Políticas de Fauna e Flora; a Célula de Conservação da Diversidade Biológica e as Células de Gestão das Unidades de Conservação Estaduais.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa dos Animais (Coani/SEMA) “foi criada no segundo semestre de 2019 e tem como objetivo elaborar e implementar a Política de Fauna do Estado, promover políticas de proteção e defesa da fauna”.