Aprovado mais um plano de Gestão Integrada da Orla Marítima

25 de novembro de 2020 - 16:41

A Comissão Técnica Estadual (CTE) do Projeto Orla realizou a última reunião ordinária do ano, quando foi aprovado o Plano de Gestão Integrada (PGI) da Orla Marítima do Município de Cascavel. No encontro virtual, ocorrido nesta terça-feira (24/11), foi aberto pelo titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, que deu as boas vindas aos participantes e falou sobre as ações que a SEMA está fazendo para uma melhor gestão dos recursos naturais da Zona Costeira do Estado.

“Estamos buscando soluções com base na ciência, tecnologia e inovação”, disse. “Nossos cientistas já estão trabalhando no Planejamento Costeiro Marinho”, completou, destacando o Programa Cientista Chefe. Ele também citou o Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira (ZEEC-CE). O Superintendente da Superintendência do Patrimônio da União (SPU/CE), Vandesvaldo Carvalho, enfatizou a importância do Projeto Orla, agradeceu a parceria da SEMA na delimitação da Linha de Costa, por meio do Cientista Chefe e falou da relevância de divulgar a gestão de praias para os municípios litorâneos. A SEMA e a SPU/CE formam a Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/SEMA).

De acordo com Wersângela Duavi, também na pauta da reunião, aconteceu o recebimento do PGI do município de Itapipoca, com a apresentação da minuta pela técnica do Instituto de Meio Ambiente de Itapipoca, Isa Barros, coordenadora municipal do projeto. “Logo após foi formada a Câmara Técnica de Avaliação do PGI de Itapipoca composta pela SEMA, SPU/CE, Labomar/UFC, Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Sinduscon, com a participação do Dr. Eduardo Lacerda, integrante da Equipe do Programa Cientista-Chefe, da SEMA e da Semace”, informou.