SEMA apresenta estrutura da Agenda de Ações Estratégicas para o Pacto pelo Cocó

4 de novembro de 2020 - 16:24

A oficina virtual, para a apresentação da Agenda do Pacto pelo Cocó, aconteceu na manhã desta quarta-feira (4/11), e contou com a participação de cerca de 40 internautas. Também presente, o titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, abriu o encontro dando as boas vindas aos participantes e afirmando que “muitos rios já foram recuperados” e que “é possível” fazer o mesmo com o Cocó. “O Parque depende da saúde do rio e todos devemos acreditar que um dia ele voltará a ser saudável”, disse. “Esse é um desafio para a nossa geração e o nosso legado para as gerações futuras”, completou.

De acordo com Bruna Pasquini, da equipe de consultores da Arcadis Design & Cosultancy (Brasil), empresa responsável pela elaboração da agenda de ações do Pacto, a iniciativa do Governo Estadual, coordenada pela SEMA, tem o objetivo de recuperar o principal manancial de Fortaleza. “É um processo participativo, um pacto entre todas as instituições do poder público, setor privado e sociedade civil, atuante e residente no território do rio”, destacou a consultora que coordenou a oficina.

Inicialmente, Bruna apresentou a linha do tempo dos trabalhos iniciados em janeiro de 2020, que resultou no documento denominado Resumo Executivo. “Estamos entregando um trabalho com mais de 90 páginas que sintetiza os principais temas e assuntos abordados no Diagnóstico da Bacia Hidrográfica do Rio e apresenta toda a estrutura da Agenda de Ações Estratégicas para o Pacto pelo Cocó”, explicou. “É um passo inicial e vai demandar um esforço do Governo do Estado para colocar as ações previstas, em nome da revitalização do rio”, declarou.

A agenda, denominada por Bruna, de “Cardápio de Ações”, indica sete temas propositivos e cada um trazendo uma série de ações. “O secretário pode levar o documento embaixo do braço, no sentido de angariar fundos e ou agregar esforços para a execução dessa agenda”, afirmou. “Estabelecer uma sólida governança visando construir a articulação entre instituições para a implementação e monitoramento do que aqui está sendo proposto”, relatou ao explicar os propósitos de cada tema da Agenda de Revitalização.

Os sete temas, pensados para serem colocados em prática, são: 1- Estruturação da iniciativa Pacto pelo Cocó; 2- Mobilização Social para a revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Cocó; 3- Gestão dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Cocó; 4- Gestão do esgotamento Sanitário dos Municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Cocó; 5- Gestão dos Resíduos Sólidos nos Municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Cocó; 6- Ordenamento Territorial na Bacia Hidrográfica do Rio Cocó; 7- Gestão das Atividades Potencialmente Poluidoras.

Antes de terminar a oficina, a consultora fez questão de destacar que o Pacto pelo Cocó “evidencia a urgência de recuperação do recurso hídrico, colocando a questão como uma das prioridades do Governo do Estado do Ceará e o quanto é imprescindível a participação de todos no processo. “Cada um de nós tem a sua parcela de responsabilidade”, encerrou. O site sobre o projeto estará disponível, até o dia 31 de dezembro de 2020, no site bit.ly/RioCoco. Acesse para conhecer mais sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Cocó e sobre o Pacto pelo Cocó!