Blitze educativas no Parque do Cocó cobram uso de máscara

25 de outubro de 2020 - 16:55

Desde oúltimo sábado (24), a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA), a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e o Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) estão realizando blitze educativas no Parque Estadual do Cocó, com o intuito de orientar aos visitantes quanto ao uso obrigatório de máscaras, bem como a observação do distanciamento social. “O foco central serão os finais de semana, notadamente sábado à tarde e domingo pela manhã, horários considerados de piso na frequência de pessoas no Parque”, disse o titular da SEMA, Artur Bruno. “É saudável a população ocupar os espaços públicos, mas a pandemia não acabou e tem uma lei em vigor que precisa ser cumprida”, explicou.

Neste final de semana, equipes do BPMA, Agefis e educadores ambientais da SEMA cobraram de modo mais ostensivo o uso de máscaras e evitando aglomerações no equipamento. Fiscais da Agefis levaram máscaras para serem distribuídas para quem estivesse sem a proteção. Educadores ambientais da SEMA distribuíram cartilhas e aferiram a temperatura de quem adentrava no Parque. Algumas pessoas que estavam sem máscara ou que a usavam de forma errada, abaixo do queixo, foram abordadas. O BPMA aplicou algumas multas em quem resistiu a cumprir a lei. Os valores variam entre R$ 100,00 a R$ 300,00 pela infração.

Legislação

O uso da máscara facial de proteção individual passou a ser obrigatório em espaços públicos e privados no Ceará, conforme Lei nº 17.261, publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 13 de agosto de 2020. A determinação vale enquanto perdurar o estado de calamidade pública em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).