Reunião discute Plano Estadual de Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade, no Ceará

21 de outubro de 2020 - 16:44

A Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e o Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga (CRBC), reuniram-se nesta terça-feira (20/10), e na pauta, o Plano Estadual de Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade do Ceará. O titular da SEMA, Artur Bruno, o Presidente da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Marçal Fortes Silveira Cavalcanti, a representante da organização global Local Governments for Sustainability (Iclei), Sofia Picarelli, que abriram a reunião virtual. Também presente, a diretora da organização Piese Brisinga, Amber Houghstow.

De acordo com Viviane Monte, técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/SEMA) e moderadora do encontro, “o Plano é uma iniciativa do CRBC e será construído de forma democrática e participativa envolvendo diversos parceiros e atores”. Na ocasião, os representantes, da Anamma, Marianna Gianiaki, e da Piece Brisinga, Max Almeida, apresentaram as metodologias que serão adotadas para a construção do documento. A Peace Brisinga é uma organização sediada em Boston (EUA), fundada por estudantes de Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

O objetivo do plano “é definir estratégias que deverão nortear as ações do Governo do Estado para implementação das diretrizes e utilização das oportunidades trazidas pelo instrumento do Plano para o desenvolvimento de políticas públicas locais e regionais que possam garantir o planejamento do uso e ocupação do território, da forma mais ideal para manutenção da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável da população cearense”.
Paralelamente, serão elaborados oito planos municipais de biodiversidade, nos municípios de Tauá, Campos Sales, Quixeramobim, Irauçuba, Piquet Carneiro, Sobral, Salitre e Pentecoste. “As localidades são as mesmas selecionadas pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), para o Plano de Preparação para as Secas”, explicou Viviane, para quem, a iniciativa “é ímpar no sentido de visualizar e definir estratégias que contemplem os biomas cearenses na perspectiva de unir esforços e recursos humanos e materiais na busca da sustentabilidade no território cearense”.

O próximo passo será a definição de uma agenda com os atores em cada bioma para a construção do diagnóstico envolvendo governos e sociedade. O Comitê da Mata Atlântica, o Fórum de Mudanças Climáticas, a Comissão Técnica do Projeto Orla, os Conselhos Gestores das UC’s e a equipe do Programa Cientista Chefe, também foram convidados para participar do evento online.