Técnicos da Sema participam do primeiro encontro, da série de seminários regionais do Pacto pelo Saneamento

24 de setembro de 2020 - 11:20

Técnicos das Coordenadorias de Desenvolvimento Sustentável (Codes) e de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA) participaram do primeiro Seminário Regional do Pacto pelo Saneamento. O evento, promovido pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa do Ceará , reuniu diversas entidades e órgãos para debater os dados e cenários da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Salgado, que engloba 23 municípios. Serão realizados mais oito seminários perfazendo todas as bacias hidrográficas do Estado.

O evento, ocorrido dia 22 de setembro e realizado em formato virtual pela plataforma Zoom, foi o primeiro de nove seminários que acontecerão ao longo dos meses de setembro e outubro, abordando a situação das diversas bacias hidrográficas do Ceará. Durante o Seminário da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Salgado foram apresentados cinco eixos: abastecimento de água potável e esgotamento sanitário; saneamento rural; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; drenagem e manejo de águas pluviais urbanas e educação ambiental para o saneamento.

No terceiro eixo, Luana Bezerra, técnica da Codes/SEMA, comentou que atualmente, o Ceará tem 37 municípios com coleta seletiva. “Dez com disposição final, ambientalmente adequada, 317 lixões, 55 organizações de catadores e 97 municípios com presença de catadores”. Com relação ao eixo Educação Ambiental, Sérgio Mota, educador da Coeas/SEMA, destacou como principais desafios para a questão da educação ambiental, no contexto do saneamento, “a sensibilização dos gestores sobre a importância do tema, a destinação de orçamento para possibilitar sustentabilidade das ações e dos investimentos, e a garantia, para a sociedade, de acesso à informação”.

Durante o encontro, Rosana Garjulli, coordenadora técnica do Pacto pelo Saneamento, afirmou que a realização dos seminários busca compartilhar dados, cenários, experiências e sensibilizar gestores, entidades para a temática do saneamento. Ela lembrou que a iniciativa “tem coordenação partilhada com 15 instituições relacionadas às áreas”. O produto final, conforme Garjulli, será um plano estratégico de saneamento básico, composto por cadernos divididos por eixos temáticos. A SEMA é uma das instituições participantes do Pacto.