SEMA apresenta Planejamento Costeiro e Marinho na Câmara Setorial da Economia do Mar

23 de setembro de 2020 - 16:43

O secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, e o cientista-chefe da SEMA, Marcelo Soares, participam, nesta quinta-feira (24), às 14h, da Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Economia do Mar e Águas Continentais da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). O encontro será virtual, pela plataforma Cisco Webex.

Segundo Bruno, haverá apresentação do Projeto Cientista Chefe, da SEMA/Semace relativo ao Planejamento Costeiro e Marinho no Ceará, que tem o objetivo de elaborar e executar o planejamento ambiental da zona costeira e marinha com acompanhamento de indicadores como definição da linha de costa, erosão no litoral, metais no solo, contaminação por óleo e a elaboração de plano de sinalização e gestão de atividades econômicas e turísticas.
“O Ceará tem tido um incremento de atividades associadas à Economia do Mar (recursos minerais marinhos, energias eólicas marinhas, turismo, dessalinização, esportes náuticos, empreendimentos turísticos, dentre outros) os quais necessitam de um adequado planejamento e gestão”, explica.

O tema inclui a geração de informações e possui relevância no âmbito da Economia do Mar, Planejamento Espacial Marinho, Zoneamento Ecológico-Econômico, Licenciamento, Ocupação Imobiliária e Fiscalização. O projeto tem por principais produtos elaborar um Atlas Marinho do Ceará, o Plano Estadual de preparação, contingência e resposta rápida a emergências ambientais da Zona Costeira e Marinha; o Plano Estadual de gerenciamento e zoneamento do ambiente marinho e o Plano Estadual de gerenciamento e monitoramento contínuo da linha de costa.