Parque Estadual do Cocó realizou três ações no Dia Mundial da Limpeza

22 de setembro de 2020 - 11:28

A equipe gestora do Parque Estadual do Cocó realizou quatro ações distintas no Dia Mundial da Limpeza, ocorrido no último sábado (19/9). Limpeza e revitalização do Rio Cocó, com a retirada de resíduos sólidos, do leito e margens do recurso hídrico que corta a unidade de conservação (UC); ação de revitalização de espaço no Grande Dendê; oficina reutilização de garrafa PET para confecção de materiais decorativos e a reutilização de garrafa de vidro para decoração de jardim, na Área Adahil Barreto, do Parque.

No Rio Cocó, a ação foi feita em parceria com o Tenente Araújo. Semanalmente ele já realiza a retirada de resíduos sólidos do rio. “Durante a limpeza foram encontrados diversos tipos de materiais”, conta Araújo. “Tiramos pneus, que serão reutilizados para revitalização de alguns espaços no Parque Estadual do Cocó e para uma escola participante dos projetos de Educação Ambiental da UC”, completa. A atividade aconteceu no horário de sete às nove da manhã.

Nas proximidades do Grande Dendê, teve uma ação de revitalização de espaço, ocorrida no horário de oito às onze horas. Foi em uma praça, “bem próxima da comunidade” e contou com o apoio e parceria do Micael, do Coletivo Dendê. Foi feita a coleta de resíduos, reflorestamento e restauração dos pneus decorativos.

Na Área Adahil Barreto, no horário de 8 às 9h, três educadores ambientais, reutilizando garrafas PET, descartadas incorretamente no Parque Cocó, realizaram uma oficina de materiais decorativos. Ele fizeram demonstrações de como confeccionaram a técnica de confecção para os visitantes da unidade de conservação.

O Dia Mundial da Limpeza é uma ação mundial, incentiva a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques. Acontece, anualmente, no terceiro sábado de setembro. Nesse dia, mais de 180 países mobilizaram-se para 24 horas de limpeza. O objetivo é “sensibilizar a população mundial, sobre o descarte inadequado de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU)”.

Anualmente, são gerados no mundo, cerca de 1,4 bilhão de toneladas de RSU, sendo 79 milhões de toneladas, só no Brasil. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que, caso não ocorra uma mudança nos padrões atuais de descarte, até 2050, haverá um aumento de 350% de resíduos sólidos em todo o mundo.

Ação no Rio Cocó

 

Ação no Dendê

Ação: Oficina na Área Adahil Barreto, no Parque Cocó.