APA da Serra de Baturité comemora 30 anos de história com live festiva

18 de setembro de 2020 - 15:38

A Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité realizou na manhã de hoje (18/9), a Live – 30 Anos de Criação da APA. O evento online foi transmitido pelo canal do Youtube, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), e contou com a participação do ex-governador do Ceará, Dr. Lúcio Alcântara, do ex-gestor da APA, Alexandre Brito, do titular da SEMA, Artur Bruno, anfitrião da festa virtual e da gestora da unidade de conservação (UC) estadual, Patrícia Jacaúna, a moderadora do encontro. A comemoração foi aberta com a apresentação do vídeo “30 anos da APA da Serra de Baturité”.

“Estamos aqui com o objetivo de comemorar 30 anos de fundação da APA da Serra de Baturité”, disse Bruno. “Está é uma bela unidade de conservação (UC) estadual, bem estruturada e em um dos locais mais bonitos do Estado, o Maciço de Baturité”, disse. “E se ela está bem cuidada, é por que todas as equipes que por aqui passaram, fizeram um bom trabalho, deixaram a sua marca”, completou. Patrícia Jacaúna disse que é colaborada da UC, cerca de 20 anos. “Sinto-me muito feliz, por fazer parte dessa história”, declarou.

O biólogo e ex- gestor da APA, Alexandre Brito, e atualmente analista ambiental do ICMBio /Ministério do Meio Ambiente, participou da solenidade, representando os antigos gestores. “Na minha época, existia um entendimento limitado por parte dos prefeitos, lideranças e comunidades, sobre a importância de preservar a área”, contou. “Naquele momento, o nosso propósito foi o de modificar essa percepção, e por isso trabalhamos na perspectiva de agilizar as respostas para a sociedade e isso nos ajudou muito”, explicou.

Brito também fez questão de ressaltar, que o então Governador Lúcio Alcântara exigiu que a Serra fosse protegida, “a todo custo” e “l lembro muito bem que ele nos falou para não fazermos concessões pra ninguém”. O Dr. Lúcio fez questão de participar da live, diretamente da sede da APA, no Sítio Cocão. “Eu tenho uma propriedade em Guaramiranga, há mais de 40 anos e vivo em estado de alerta para proteger o meio ambiente”, ele declarou. “Eu vivo realmente, engajado, envolvido e comprometido, como morador, assim como sinto a falta de envolvimento de outras pessoas”, encerrou.