APA da Serra de Baturité celebra o 30º aniversário e ganhará Plano de Manejo

16 de setembro de 2020 - 17:00

O Governo do Estado do Ceará comemora nesta semana o 30º ano de criação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité. A programação comemorativa será virtual, com o lançamento de cinco vídeos referentes à ações desenvolvidas na APA, uma apresentação do trabalho do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), na área protegida, além de uma live com a participação do titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, e de dois destacados atores no processo de criação e implantação da APA.

Participam do evento online, que acontece dia 18 (sexta-feira), às 10h, o ex-governador do Ceará, Dr. Lúcio Alcântara; o Analista Ambiental do IBAMA e ex-gestor da APA da Serra de Baturité, Alexandre Brito. Eles serão recebidos pelo secretário Bruno. A moderação do encontro ficará a cargo da gestora da Unidade de Conservação (UC) Estadual, Patrícia Jacaúna. E transmissão pelo YouTube da SEMA. As demais atividades acontecem via a plataforma Google Meet e Instagran. Os festejos encerram dia 19 (sábado), com a publicação de um vídeo sobre o Dia Mundial de Limpeza.

A APA da Serra de Baturité foi criada na década de 90, por meio do Decreto nº 20.956 de 18/09/1990, alterado pelo Decreto nº 27.290 de 15/12/2003. “A primeira e mais extensa APA criada pelo governo do Ceará,” informa a Patrícia Jacaúna. O objetivo da UC Estadual, sob a gestão da SEMA, “é possibilitar um melhor controle sobre o ecossistema da Serra de Baturité, de modo a proteger as comunidades bióticas nativas, as nascentes dos rios, as vertentes e os solos, proporcionando o uso sustentável da região”.

Caracterizada por uma vegetação de Mata Atlântica, biodiversidade abundante com grande valor ecológico, a APA abriga a sede do Refúgio da Vida Silvestre (Revis) Periquito Cara-suja. O Revis é fruto da parceria entre a SEMA e a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) que faz a gestão compartilhada do espaço protegido com a equipe da APA. “O Revis, que tem como objetivo proteger a fauna endêmica na APA, mais especificamente, o Periquito Cara-Suja, acaba de ser reconhecido como um Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no Estado do Ceará”, explica Artur Bruno. Ele lembra que a APA já ganhou uma nova sede e um posto do Batalhão da Polícia Militar Ambiental. “O próximo passo é entregar o Plano de Manejo da Unidade”, antecipa Bruno.

Sobre a APA

A APA da Serra de Baturité abrange uma área de 32.690 hectares e está localizada na porção Nordeste do Estado, na região serrana de Baturité. Delimitada pela cota 600 (seiscentos) metros. Abrange os municípios de Aratuba, Baturité, Capistrano, Caridade, Guaramiranga, Pacoti, Mulungu e Redenção. Ano passado ganhou nova sede administrativa, no município de Guaramiranga, e em breve, entregará à comunidade, o Plano de Manejo da APA, documento técnico que estabelece o seu zoneamento e as normas que devem orientar o uso da área.

Veja a programação completa:

Dia: 15 de setembro (Terça-feira)

Hora: 14h

VÍDEO: Trilha Interpretativa do Campo do Batalha – REVIS Periquito Cara Suja – Guaramiranga

Plataforma: Google Meet

Dia 16 de setembro (Quarta-feira)
Hora: 9h

VIDEO: Viveiro da APA da Serra de Baturité.

Plataforma: Google Meet

Dia: 17 de setembro (Quinta-feira)

Hora: 13h30

VIDEO: Batalhão da Polícia Ambiental – BPMA

Plataforma: Google Meet

Dia 18 de setembro (Sexta-feira)

Hora:10h

LIVE: APA da Serra de Baturité – 30 anos.

VIDEO: Conquistas da Unidade de Conservação da APA da Serra de Baturité.

Plataforma: YouTube da SEMA

Dia19 de setembro (Sábado)

Hora: 10h

VÍDEO: Dia Mundial de Limpeza

Plataforma: Instagram da UC