Parque Estadual Botânico do Ceará comemora 24 anos de criação

8 de setembro de 2020 - 17:30

O Parque Estadual Botânico do Ceará (PEBCE) completa o seu 24º ano de criação. Devido a pandemia do Coronavírus, não foi possível a realização de atividades comemorativas presenciais. Mas a gestão do PEBCE de forma criativa, criou cards, por meio do qual é possível conhecer um pouco da História Botânico. Os cards serão publicados nas redes sociais da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), a partir desta quarta-feira, 9 de setembro, dia do aniversário do Parque. Acompanhe nas redes da SEMA: facebook: /sema.ceara; twitter:@semaceara; instagram:@semaceara.

Para o titular da SEMA, Artur Bruno, é uma das mais importantes áreas de lazer, de cultura e de educação ambiental, do nosso Estado. “É um equipamento administrado pelo Governo do Ceará e que tem 190 hectares de floresta, um meliponário, um viveiro que produz 100 mil mudas de árvores nativas por ano”, disse. “É uma unidade de conservação (UC) de proteção integral, fundamental para a educação ambiental, pesquisa científica e lazer da população”, completou. As mudas do Botânico são doadas para diversas ações de educação ambiental, dentre elas o Programa Mais Infância, promovido pela Primeira-Dama do Estado, Onélia Santana.

“São mais de duas décadas de história de preservação de ecossistemas e de toda uma biodiversidade”, afirmou o gestor do Botânico, George Feijão. Segundo ele, o aniversário é do Botânico, mas quem comemora meso é a sociedade por “poder usufruir de um espaço, com tamanha área verde. “Parabéns para cada um que faz parte da História do Parque, Estadual Botânico do Ceará”, declarou. O Botânico é uma das sedes do Programa Viva o Parque, promovido pelo Governo do Estado, que oferece nas manhãs de domingo diversas atividades de recreação e lazer, e de cunho educacional e de sensibilização ambiental.

O Parque Botânico do Ceará foi criado por meio do Decreto Estadual nº24.216, de 9 de setembro de 1996 e recategorizado pelo Decreto Estadual nº 30.868, de 10 de abril de 2012, para atender as exigências do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) e passou a denominar-se de Parque Estadual Botânico do Ceará. A criação do Botânico foi oficializada, pelo então superintendente da Semace, Antônio Renato Aragão.

Sobre a UC
O objetivo da UC é a preservação de ecossistemas naturais, sendo admitido apenas o uso indireto dos recursos naturais, possibilitando, portanto, a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação e de turismo ecológico.
Ecossistema: Mata de Tabuleiro, Caatinga, Cerrado e uma parte do Manguezal

Grupo da Unidade de Conservação: Proteção Integral
Área: 190 hectares
Diploma Legal de Criação: Decreto Estadual 24.216 de 9 de setembro de 1996
Atividades realizadas: trilha ecológica guiada, passeio de pedalinho, viva a natureza
Endereço: Rodovia CE 090, Km 03 – Caucaia. CEP 61 638-010
Caminho do Cumbuco, Icaraí.
Telefone: (85) 33689452