SEMA capacita 100% dos municípios participantes da edição 2020 do Praia Limpa

4 de setembro de 2020 - 15:25

A Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) comemora a capacitação de 171 pessoas no âmbito da Certificação Praia Limpa. O isolamento social não impediu a Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/SEMA) de capacitar, no período de 13 de julho até a data de hoje (4/9), por meio de plataforma digital, 20 municípios litorâneos do estado Ceará. “O objetivo foi apresentar aos capacitandos, os novos critérios e metodologia, desta 5ª edição do programa”, disse Wersângela Duavi, responsável pelo processo, juntamente com Massília Albano, ambas, técnicas da Codes/SEMA.

De acordo com Massília, ministrar os treinamentos em formato virtual, foi um processo gratificante e novo. “Além de possibilitar aos participantes uma nova forma de aprendizado, aprimorou habilidades, a criatividade, e otimizou procedimentos, de forma colaborativa, agregando diversos outros setores que não participavam das capacitações presenciais”, explicou. “A pandemia acabou sendo uma oportunidade para melhorar processos”, completou.

Aracati, Fortim e Icapuí

O pessoal capacitado, na sua maioria, atua como gestores municipais das pastas de Meio Ambiente e Turismo, alguns são membros de Conselhos Municipais de Meio Ambiente (COMDEMA), e outros, representantes do trade turístico, universidades, associações integrantes da sociedade civil, lideranças comunitárias, etc. Esta semana a capacitação foi encerrada com a participação de representantes dos municípios de Aracati (31/08), Fortim (01/09) e Icapuí (4/9).

Confira o número de capacitandos, por município: Barroquinha (5); Camocim (6); Jijoca de Jericoacoara (9); Acaraú (15); Cruz (12); Itarema (5); Trairi (4); Itapipoca (8); Paraipaba (7); Amontada (6); Paracuru (14); São Gonçalo do Amarante (9); Caucaia (6); Fortaleza (15); Aquiraz (5); Cascavel (8); Beberibe (8); Aracati (13); Fortim (2); Icapuí (14).