Programa Cientista-chefe da SEMA e Semace vai produzir Atlas Marinho e lista vermelha da flora e fauna

4 de setembro de 2020 - 11:18

Na sexta-feira (4/9), 9h30, houve o lançamento virtual do Programa Cientista-chefe da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA) e da Semace, através das redes sociais do órgão (www.sema.ce.gov.br). A equipe será liderada pelo professor Dr. Marcelo de Oliveira Soares, do LABOMAR (UFC). O evento teve participação dos titulares da SEMA, Artur Bruno; e da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda; do reitor da UFC, Cândido Albuquerque; da professora Ozilea Menezes, diretora do Labomar; de Tarcísio Pequeno, Presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP); do superintendente da SEMACE, Carlos Alberto Mendes; do diretor de Inovação da FUNCAP, Jorge Soares; do avaliador das ações de ciência e inovação da FUNCAP, Antonio Gomes de Souza Filho; e dos pesquisadores e integrantes da Equipe Cientista-Chefe Meio Ambiente – FUNCAP/SEMA, Eduardo Lacerda Barros e Renan Gonçalves Pinheiro Guerra.

O biólogo Marcelo Soares, primeiro a falar, explicou que o Programa “Cientista-Chefe em Meio Ambiente” irá atuar em quatro projetos específicos: 1. Planejamento Marinho e Costeiro, com geração de informações no âmbito da Economia do Mar, Planejamento Espacial Marinho, Zoneamento Ecológico-Econômico, Licenciamento, Ocupação Imobiliária e Fiscalização, além da elaboração do Atlas Marinho do Ceará; 2. COVID-19 e Saneamento Urbano no Estado do Ceará, para analisar a vulnerabilidade de bairros e regiões à COVID-19 baseada no fornecimento da água encanada, disponibilidade de rede de esgoto e de condições abastecimento; 3. SIG AMBIENTAL (Sistema de Informações Geográficas Ambientais), que fornecerá uma base de dados para orientar políticas e ações do estado do Ceará tocante a investimentos, empreendimentos, fiscalizações e programas/projetos ambientais; 4. Lista Vermelha da Fauna e Flora Ameaçada, para elaborar a lista vermelha da fauna e flora ameaçada de extinção e mapear estas áreas no Estado do Ceará.

Na sequência, Tarcísio Pequeno destacou que este é o 13º cientista-chefe do Estado. Por sua vez, Oziléia Menezes ressaltou que o programa é fruto de debates e ações parceiras entre Sema e Labomar já há algum tempo. Inácio Arruda celebrou a parceria entre Estado e academia, lembrando que o governador Camilo Santana é ambientalista e funcionário do IBAMA.

Cândido Albuquerque garantiu todo apoio da UFC no projeto. “Temos uma missão pedagógica de mostrar que é possível crescer economicamente de forma sustentável e os quatro projetos que tratam de problemas focados no interesse coletivo, buscando soluções”. Carlos Alberto destacou que a Semace tem um amplo banco de dados sobre meio ambiente que ficará amplamente disponível.
Finalizando a solenidade, Artur Bruno lembrou que o programa vai integrar pesquisadores de várias universidades, públicas e privadas. “As futuras gerações perguntarão o que estamos fazendo pelo meio ambiente, e é fundamental que todos nós façamos a nossa parte”.

Finalizando a solenidade, Artur Bruno lembrou que o programa vai integrar pesquisadores de várias universidades, públicas e privadas. “As futuras gerações perguntarão o que estamos fazendo pelo meio ambiente, e é fundamental que todos nós façamos a nossa parte”. A apresentação por meio do You Tube da Sema foi um sucesso de público, mais de 600 reproduções e com participação ativa de 120 internautas.