Cientistas da SEMA participam da capacitação do Praia Limpa

28 de agosto de 2020 - 17:51

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) capacitou mais três municípios no contexto da Certificação Praia Limpa. Dia 24 de agosto, Cascavel, e dia 26, Beberibe. Os representantes dos municípios litorâneos receberam informações quanto à metodologia e os novos critérios estabelecidos para a 5ª edição do programa. As reuniões online foram coordenadas pelas técnicas da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/SEMA), Massilia Albano e Wersângela Duavi.

Para Massília, a Certificação Praia Limpa, agrega valor às localidades praianas e consequentemente ao turismo local. “Coloca as praias certificadas em um patamar de qualidade ambiental e infraestrutura, que as diferencia das demais, dando visibilidade nacional, às mesmas”, disse. “Essa semana contamos com a participação dos cientistas, Marcelo de Oliveira Soares e Eduardo Lacerda, do Programa Cientista Chefe da SEMA”, informou. “Dr. Marcelo participou da reunião de Cascavel e Dr. Eduardo, na de Beberibe”, completou.

“Eles atuam com o objetivo de identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que podem ser implantadas para melhorar nossos serviços e, desta forma, levar mais qualidade de vida para a população”, esclareceu Wersângela Duaví. O Programa Cientista Chefe da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará será no próximo dia 4, e entre as iniciativas do mesmo, está a elaboração da Lista Vermelha Espécies Ameaçadas de Extinção da Fauna e Flora. “Uma, uma iniciativa do governo para mapear as espécies ameaçadas, no Ceará”, explicou.

Quem também compareceu à reunião, via Google Meet, foi a executiva da empresa Gamma Cobra, Fernanda Penteado. Segundo Massília, ela entrou em contato com a Secretaria e demonstrou interesse pela certificação. Terminada a reunião, ela disse que “agora, conhecendo um pouco mais sobre a certificação”, consegue agregar a experiência da sua empresa em pesquisas sobre como limpeza e saneamento de praias ao programa. “Vou fazer um compilado de informações que poderão ser úteis”, prometeu. A empresa Gamma Cobra trabalha com tecnologia que evita e mítica impactos ambientais.

Os próximos municípios que vão participar da capacitação são capacitados são: Aracati, dia 31 de agosto, às 15h; Fortim, dia primeiro de setembro, às 10h, e Icapuí, dia 4 de setembro, às10h.

Sobre o Praia Limpa

A Certificação Praia Limpa, criada pela Lei Estadual nº 13.892, de 31 de maio de 2007, é um programa do Governo do Estado do Ceará, coordenado pela SEMA. Consiste na concessão de um selo de Certificação Ambiental, concedido aos municípios que aderirem voluntariamente ao programa, inscrevendo suas praias para que sejam avaliadas e recebam um selo de qualidade. O certificado atestará as condições de higiene/limpeza, segurança e conservação exigidas pelo programa dentro de critérios estabelecidos, na legislação que criou o programa.