Operação Apoena, de combate aos incêndios florestais, já começa amanhã, no Ceará

24 de agosto de 2020 - 16:13

O Comitê Estadual do Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Previna), presidido pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA) e o Centro Nacional do Prevfogo (Ibama), promoveram na manhã de hoje (24/8), uma transmissão ao vivo, como marco inicial da Operação Apoena. Pela primeira vez o trabalho será realizado no Bioma Caatinga,100% brasileiro. Participaram como palestrantes o analista ambiental do Ibama, Altair Luis Gonçalves, coordenador do Prevfogo de Goiás; Leonardo Borralho, do Previna-CE, programa que ele coordena na SEMA e, como moderador da live, Kurtis Bastos, do Prevfogo/Ibama, Ceará.

A palestra inicial foi de Borralho, sobre legislação estadual aplicada a incêndios florestais e queimadas. “O uso do fogo é autorizado pelo órgão ambiental competente, sob critérios técnicos, mas, em situações especiais, pode até ser proibido”, disse. Ele apresentou áreas de maior susceptibilidade para a ocorrência de incêndios florestais, no Ceará, de acordo com estudo da Funceme e também destacou o recente decreto estadual (nº 33.687, julho de 2020), que instaurou o estado de emergência ambiental no Ceará. “Pela primeira vez, em âmbito estadual, se faz tal decretação voltada para os incêndios florestais”, destacou.

Altair Luis Gonçalves contou que, de acordo com a família linguística Tupi-Guarani, Apoena significa “aquele que enxerga longe”. Mas no contexto do Ibama, trata-se mesmo de uma “união de esforços para prevenir e combater incêndios em áreas de florestas e demais formas de vegetação nativa”. A operação sempre ocorreu na Região Amazônica. “Em 2015 foi implantada pela primeira vez, em Mato Grosso”, disse. “Mas esse ano, nós vamos entrar de vez na Caatinga”, completou.

Na tarde de hoje, Borralho, Gonçalves e Kurtis, já estão reunidos com demais representantes do Comitê Previna, técnicos de diversas instituições ligadas à questão, e juntos estão discutindo e planejando o trabalho de campo que já começa amanhã.

Previna

O Previna é um programa do Governo do Ceará, iniciado em 2004. O objetivo é a gestão sustentável do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à área agricultável do Estado, com relação à utilização de queimadas antes do cultivo da terra e a ocorrência de incêndios florestais. O Comitê Estadual do Previna é presidido pela SEMA.