SEMA capacita Caucaia, Fortaleza e Aquiraz para Certificação Praia Limpa

21 de agosto de 2020 - 15:10

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) capacitou, em formato virtual, mais três municípios para a Certificação Praia Limpa. Dias 17 de agosto, Caucaia, dia 19, Fortaleza, e 21, Aquiraz . Os representantes dos três municípios litorâneos, inseridos na Região Metropolitana, receberam informações quanto à metodologia e os novos critérios estabelecidos para a 5ª edição do programa. As técnicas da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/SEMA), Massilia Albano e Wersângela Duavi, são as facilitadoras dos encontros online.

Para Massília, a Certificação Praia Limpa, por meio da série de capacitações, contribui para o surgimento de uma nova percepção. “Está promovendo aos municípios litorâneos uma visão integrada entre a sociedade civil e a gestão municipal, ao tomar conhecimento dos critérios estabelecidos nos eixos de qualidade ambiental e infraestrutura, previstos no Praia Limpa”, disse. “Essa semana, ao encerrar os treinamentos para os municípios do Litoral Oeste, marcamos o início da capacitação dos municípios do Litoral Leste”, informou.
Nove localidades já passaram pela capacitação: Amontada; Itapipoca; Trairi; Paraipaba; Paracuru; São Gonçalo do Amarante; Caucaia; Fortaleza e Aquiraz. Confira abaixo, cronograma atualizado, das próximas capacitações, referentes à 5ª edição da Certificação Praia Limpa, informando que a programação está sujeita a alterações.

• Dia 24 de agosto, às 15h, Cascavel;
• Dia 26 de agosto, às 10h, Beberibe
• Dia 26 de agosto, às10h, Fortim;
• Dia 31 de agosto, às 15h, Aracati;
• Dia 2 de setembro, às 10h, Icapuí.

Sobre o Praia Limpa

A Certificação Praia Limpa, criada pela Lei Estadual nº 13.892, de 31 de maio de 2007, é um programa do Governo do Estado do Ceará, coordenado pela SEMA. Consiste na concessão de um selo de Certificação Ambiental, concedido aos municípios que aderirem voluntariamente ao programa, inscrevendo suas praias para que sejam avaliadas e recebam um selo de qualidade. O certificado atestará as condições de higiene/limpeza, segurança e conservação exigidas pelo programa dentro de critérios estabelecidos, na legislação que criou o programa.