SEMA capacita Amontada, Paracuru e São Gonçalo do Amarante para Certificação Praia Limpa

17 de agosto de 2020 - 08:41

Dando continuidade à capacitação virtual para a Certificação Praia Limpa, a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) capacitou mais três municípios. Dias 10 e 11 de agosto, Amontada e Paracuru, respectivamente, e dia 13, São Gonçalo do Amarante . Os representantes das três localidades litorâneas receberam informações quanto à metodologia e os novos critérios estabelecidos para a 5ª edição do programa. As técnicas, Massilia Albano e Wersângela Duavi, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/SEMA) foram facilitadoras do encontro online.

Para Rachel Vieira, de Paracuru participar virtualmente do encontro “foi um momento especial” para a “formação do futuro” de sua cidade e que ela está na “na torcida” para que o seu município consiga atender todos os critérios do Praia Limpa. “Isso fomentará o turismo local, atraindo ainda, mais visitantes”, publicou em uma rede social. A técnica Massilia, da SEMA , destacou a importância da certificação para os municípios. “Representa um avanço, seja na questão da mudança de hábitos, quanto na questão econômica”, disse. “A certificação vai promover mais a geração de renda, respeitando os princípios da sustentabilidade”, completou.

“A participação no treinamento foi bem significativa”, informou Wersângela Duavi, da Codes/SEMA. “Contamos com a presença de integrantes de associações de bugueiros , artesãos e pescadores; lideranças comunitárias; entidades do trade turístico; membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema), do Poder Legislativo e servidores municipais, entre outros”, relatou.

Praia Limpa

A Certificação Praia Limpa, criada pela Lei Estadual nº 13.892, de 31 de maio de 2007, é um programa do Governo do Estado do Ceará, coordenado pela SEMA. Consiste na concessão de um selo de Certificação Ambiental, concedido aos municípios que aderirem voluntariamente ao programa, inscrevendo suas praias para que sejam avaliadas e recebam um selo de qualidade. O certificado atestará as condições de higiene/limpeza, segurança e conservação exigidas pelo programa dentro de critérios estabelecidos, na legislação que criou o programa.