APA da Lagoa da Jijoca comemora 20º aniversário com eventos virtuais

10 de agosto de 2020 - 09:26

Agosto é um mês importante para a Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa da Jijoca. A Unidade de Conservação (UC) estadual completa 20 anos e para comemorar, preparou programação especial, no formato virtual. Começa dia 19, com as lives, “Educação ambiental para potencializar a proteção da Lagoa”, no horário de 9h às 11h30, e no período da tarde, de 15h às 17h30, “Educação ambiental no contexto do turismo”. Para participar, basta conectar-se com a plataforma youtube.com/c/SemaSecretariadoMeioAmbiente.

Na manhã do dia 20, a partir das 9h, acontece a “Solenidade Comemorativa dos 20 anos” da APA.O evento contará com a participação do titular, Artur Bruno, da Secretário do Meio Ambiente do Ceará, que fará abertura do encontro. Na ocasião será apresentado um documentário sobre a APA da Lagoa da Jijoca. Também participarão da comemoração online, os prefeitos municipais, Lindbergh Martins, de Jijoca de Jericoacoara, e João Muniz Sobrinho, de Cruz, e ex- gestores da UC.

Bruno ressalta a importância da APA para a conservação da biodiversidade. “É uma área de grande beleza cênica, em especial pelas peculiaridades ambientais relevantes da Lagoa, que, pela sua própria natureza, é dotada de equilíbrio ecológico frágil”, disse. “Portanto, o momento é de celebração”, completou. Em 26 de novembro de 2019, por ocasião da inauguração da nova sede da APA, a SEMA entregou à comunidade local, o Plano de Manejo (PM) da UC. O documento técnico regulamenta e norteie a gestão da área, orientado pelos objetivos de criação da Unidade de Conservação.

Sobre a APA

A Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa da Jijoca foi criada por meio do Decreto nº 25.975, assinado no dia 10 de agosto de 2000. O ecossistema apresenta fauna aquática e vegetação diversificadas e ricas, principalmente, devido à diversidade de ambientes como dunas fixas, semifixas, tabuleiros pré-litorâneos e mata ciliar. Abrange uma área de 3.995,61 hectares e localiza-se entre os Municípios de Cruz e Jijoca de Jericoacoara, a, aproximadamente, 290 km de Fortaleza. O acesso a UC, partindo de Fortaleza, é pela BR 222 e em seguida pela BR 402 e a Rodovia CE 085.