MMA faz pesquisa sobre grau de conhecimento do SNUC e CNUC pelas gestões de UCs

9 de julho de 2020 - 20:24

Ministério do Meio Ambiente (MMA) está realizando uma consulta que tem como objetivo realizar diagnóstico rápido sobre o grau de conhecimento do Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC) e do Cadastro Nacional de Unidade de Conservação (CNUC), pelos órgãos gestores de Unidades de Conservação (UCs) estaduais e municipais. Esse diagnóstico servirá de base para o aprimoramento da gestão do SNUC e a identificação de necessidades de capacitação para o CNUC.

Para tanto, elaborou um questionário e convida todas as partes interessadas para responder a enquete e ajudar na divulgação da mesma. O questionário ficará disponível até 31 de julho. A pesquisa leva menos de 5 minutos e para participar, basta clicar em https://forms.gle/Rbg4viiDBzyGWLLYA e responder. Você pode também ajudar na divulgação desta enquete junto ao seu órgão gestor e entre os órgãos gestores municipais em seu estado, divulgando o questionário https://forms.gle/Rbg4viiDBzyGWLLYA.

SNUC

De acordo com o MMA, o Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC – LEI 9.985/2000) é o “o conjunto organizado de unidades de conservação protegidas (federais, estaduais, municipais) que, planejado, manejado e gerenciado como um todo será capaz de viabilizar os objetivos nacionais de conservação”.

CNUC

O Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC) é mantido pelo MMA com a colaboração dos Órgãos gestores federal, estaduais e municipais. Seu principal objetivo é disponibilizar um banco de dados com informações oficiais do Sistema Nacional de Unidades de Conservação