Nesta quarta (1º /7), SEMA realiza oficina de zoneamento do Parque do Cocó em ambiente virtual

29 de junho de 2020 - 14:43

Dando continuidade ao processo de elaboração do Plano de Manejo do Parque Estadual do Cocó, nesta quarta-feira (1º /7), no horário de 9h às 11h30, acontece a Oficina de Zoneamento da Unidade de Conservação (UC) estadual. Devido à necessidade de isolamento social, por conta da pandemia de Covid – 19, a atividade será realizada em ambiente virtual. O encontro será aberto a todos os cidadãos e organizações interessadas em participar. Para tanto, deverão acessar o link https://bluejeans.com/8165283439.

O objetivo da oficina é construir o zoneamento e as regras de uso de cada zona do Cocó. De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), na Lei nº 9.985/2000, o zoneamento é a “definição de setores ou zonas em uma Unidade de Conservação (UC), com o propósito de proporcionar os meios e as condições para que todos os objetivos da UC possam ser alcançados de forma harmônica e eficaz”. Trata-se de um dos principais documentos do Plano de Manejo.

Para o titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, a participação do maior número de pessoas na oficina virtual, sejam elas das comunidades tradicionais, do entorno, conselheiros, representantes da universidade e ou profissionais de áreas afins, vai garantir que a construção do Plano seja participativa, transparente e adequada à realidade do ecossistema. “O resultado será um documento que vai contribuir para o uso sustentável dos recursos do Cocó e entorno”, disse.

Plano de Manejo do Cocó

Um plano de manejo funciona como um portfólio de planejamento, onde a base apresentada no documento principal é formada pelos componentes fundamentais, dinâmicos e normativos da UC, e a partir deste, os demais planos são elaborados e incorporados. É o ponto de partida de um processo contínuo de planejamento e não o seu fim. Segue também as diretrizes estabelecidas no SNUC. Em construção, o Plano de Manejo do Cocó está previsto para ser entregue ainda este ano. Para mais informações é só acessar o link, https://bit.ly/RioCoco .