SEMA participa da reunião da Associação de Ouvidores do Ceará

26 de junho de 2020 - 09:38

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) participou da reunião virtual da Associação Brasileira de Ouvidores / Seccional Ceará (ABO-CE). O encontro ocorrido na tarde do último dia 24, contou com a participação da Presidente da ABO Nacional, Dra. Maria Inês Fornozaro, e do Presidente, Irapuan Diniz, da ABO-CE. A SEMA foi representada pela ouvidora Airles Mota.

Na ocasião foi debatido o fortalecimento das Ouvidorias Públicas e o planejamento das ações da ABO-CE, de forma a engajar e valorizar os profissionais de Ouvidoria. Também foi destaque na reunião, os 25 de criação da ABO Nacional que tem por objetivo “estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente”.

Ouvidor

De acordo com a ABO Nacional, o “ouvidor/ombudsman tem como dever viabilizar os legítimos interesses dos cidadãos, seja em órgãos da administração pública – em quaisquer dos seus níveis e poderes – seja em uma empresa privada, atuando, sempre, com autonomia para apurar as questões que lhe forem apresentadas e independência para manifestar o que entender cabível à instituição a qual é vinculado”.