Grande seminário virtual da SEMA encerra Semana do Meio Ambiente 2020

4 de junho de 2020 - 11:59

Genebaldo Freire e Marcos Sorrentino, considerados os dois grandes nomes da educação ambiental no Brasil, são os convidados e vão debater o tema nos contextos da pandemia e pós- pandemia

Nesta sexta-feira (5/6), Dia Mundial do Meio Ambiente, a partir das 10h, a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) encerra as comemorações da Semana do Meio Ambiente 2020 com o Seminário Virtual, “Educação Ambiental: desafios na pandemia e pós- pandemia”.

O titular da SEMA, Artur Bruno, e o Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado, Acrisio Sena, recebem os convidados, Genebaldo Freire e Marcos Sorrentino, duas grandes referências nacional, em educação ecológica. A SEMA emitirá certificado digital para quem se inscrever e participar do seminário pelo site https://www.semaseminariovirtual.com.br/ .

Tradicionalmente, o Governo do Estado, por meio da SEMA, anualmente e em parceria com os município e outros parceiros, realiza a Semana do Meio Ambiente no Ceará. No centro das comemorações, o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. Este ano, por conta da situação da pandemia em curso, a Coordenadoria de Educação Ambiental (Coeas/SEMA) adaptou a comemoração ao formato virtual e programou uma série de encontros online que culminam com o seminário, “Educação Ambiental na pandemia e pós- pandemia”.

De acordo com o coordenador da Coeas/SEMA, Ulisses Rolim, “o objetivo é buscar alternativas para as questões ambientais no período de pós-Isolamento Social provocado pela quarentena, desenhando cenários e perspectivas futuras para o Meio Ambiente através da Educação Ambiental”. São parceiros na realização do evento, o Grupo de Interesse Ambiental (GIA) e a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA/Ceará).

Para Artur Bruno, o valor da educação é destacado em momentos como este, e se mostra mais uma vez, como pilar para a construção do desenvolvimento com sustentabilidade. “Além de ser um período que pode ser usado para reflexões, a pandemia também oferece um desafio para se repensar e reinventar a educação”, encerra. Por sua vez, Acrisio Sena lembra que o isolamento social “proporcionou uma recuperação de vários elementos da natureza e que é necessário debater temas como a política federal de meio ambiente, a qual vem caminhando na contramão dos interesses ambientais”.

Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é a principal data da ONU para promover conscientização ambiental. A maior plataforma global de sensibilização pública sobre o tema e este ano nos convida a descobrir como todas as formas de vida da Terra estão conectadas na teia da vida e como podemos agir #PelaNatureza.

Seminário Virtual “Educação Ambiental: desafios na pandemia e pós- pandemia”
Dia: 5 de junho
Hora: 10h
Para inscrição e participação pelo site: https://www.semaseminariovirtual.com.br/