Criado Comitê Ampliado da Reserva da Biosfera da Caatinga, durante reunião virtual

20 de maio de 2020 - 16:35


A Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e o Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga (CERBC) realizaram, na tarde de terça-feira (19/5), reunião virtual para discutir a Caatinga. Na pauta do encontro, cenários e perspectivas diante da nova realidade, com o surgimento do coronavirus.

O objetivo foi analisar proposta de realização da Semana da Caatinga 2020, em parceria com instituições, municípios e sociedade civil organizada. “Estamos pensando o bioma, diante do atual cenário relacionado aos impactos do novo coronavirus, tanto na âmbito ambiental, como econômico e social”, disse o titular da SEMA, Artur Bruno.

Para Viviane Gomes, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), da SEMA, durante a reunião online, ficou clara a determinação do grupo, de realizar um esforço coletivo em prol da Caatinga. “Estamos buscando soluções para apoiar e minimizar o impacto da pandemia nos municípios cearenses, inseridos no bioma”, explica a agrônoma.

Na ocasião, representantes de municípios fizeram uma apresentação abordando os seguintes temas: economia, recursos hídricos, segurança alimentar e meio ambiente. Também foram apresentados vídeos produzidos pela equipe técnica e gestores de instituições parceiras e da SEMA, referentes à Caatinga.

Ao final, como encaminhamento, ficou decidido que o grupo passaria a ser chamado de “Comitê Ampliado da Reserva da Biosfera da Caatinga”, constituindo-se assim, em um Fórum amplo e democrático para a defesa, proteção e desenvolvimento do bioma Caatinga. “Tão importante para o estado do Ceará”, encerra Viviane que coordenou o encontro.

Participação

A reunião contou com a participação da Secretária-Executiva, Maria Dias Cavalcante, da SEMA; a Secretária-Executiva do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga, Dra. Ana Rúbia; de membros do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga, IBAMA, UFC, Cáritas, CETRA, Comitês de Bacias, Comitê Gestor dos municípios do Plano de Preparação para as Secas com os Secretários Municipais de Agricultura e Meio Ambiente dos municípios de Quixeramobim, Tauá, Sobral, Salitre, Campos Sales, Piquet Carneiro e Pentecoste.