Superintendentes dos Consórcios Públicos de Manejo dos Resíduos Sólidos do Ceará debatem IQM 2020

8 de maio de 2020 - 08:54

Apesar do isolamento, o debate sobre a questão dos resíduos sólidos no Estado continua a todo vapor. A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), através da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (CODES), promoveu, dia 07 de maio de 2020, reunião virtual com os superintendentes dos Consórcios Públicos de Manejo dos Resíduos Sólidos do Ceará para tratar do Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente – IQM 2020. O encontro contou com a presença da Secretária de Planejamento e Gestão Interna, Maria Dias, do Coordenador da CODES, André Pereira, e da equipe técnica da Célula de Gestão Territorial – CEGET, além dos superintendentes dos consórcios, totalizando 34 participantes.

Dentre os assuntos abordados, as condicionantes do IQM, nota de corte dos municípios, processo licitatório das Centrais Municipais de Resíduos Sólidos – CMRs, plano de comunicação e educação ambiental, criação de um Grupo Técnico de resíduos sólidos e plano de contingência municipal.

Nova reunião foi agendada para 18 de maio, com a presença de dois superintendentes, bem como do setor jurídico da SEMA e do coordenador da CODES, com objetivo de tratar especificamente do IQM.

Na ocasião, também foi proposta a realização de um seminário sobre a gestão de resíduos sólidos em tempos de pandemia, ministrado pela ABES, para auxiliar os municípios na elaboração dos seus planos de contingência.