Sema realiza curso para formar educadores ambientais em Varjota

17 de março de 2020 - 13:48

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) realizou no período de 10 a 12 de março, em Varjota, a primeira etapa Curso de Multiplicadores em Educação Ambiental. Ministrado pelos técnicos, Genario Azevedo e Marina Fernandes, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais naquele no município, a iniciativa contou com o apoio e a articulação da Secretaria do Meio Ambiente de Varjota, da Rede Conectar e ONG Semear Ação.

Dirigido aos técnicos municipais, lideranças de associações, agricultores e agricultoras, membros do Comdema e estudantes, o curso abordou, no contexto da Educação Ambiental, os seguintes temas: Licenciamento Ambiental; Sistemas de Meio Ambiente; Resíduos Sólidos; Recursos Hídricos; Unidades de Conservação, Legislação Ambiental, Agrotóxicos, Agroecologia; Sistema Agroflorestais e o papel do multiplicador nesse contexto temático.

Segundo Genario Azevedo, também foi discutido com os participantes a construção do Plano de Ação. “Trabalho que será construído e executado pelos cursistas, no prazo máximo de 60 dias”, disse. “O plano faz parte da carga horária”, completa o educador ambiental. Durante o curso ainda ocorreu a aula de campo na propriedade do Sr. Robério Rodrigues e onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um projeto de reúso de água, bem como a produção agrícola em Sistema Agroflorestal.