Estão abertas as inscrições para o Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa

9 de março de 2020 - 16:46

As inscrições para a indicação de nomes para concorrer ao Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa, edição 2020, estão abertas. Os interessados em participar devem preencher o formulário disponível no link http://servicos.sema.ce.gov.br/pajf até o dia 11 de abril. A premiação é anual e alternadamente homenageia uma pessoa física e/ou jurídica. Em 2020 será uma pessoa jurídica. Organizações como Associação Caatinga, The Nature Conservancy e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), já foram agraciadas com a Medalha Joaquim Feitosa.

O prêmio foi instituído (Decreto 27.781, de 26 de abril de 2005 ) pelo Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga (CERBC) que é presidido pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA). Destina-se a homenagear pessoas físicas e jurídicas, públicas ou privadas, que no desempenho de suas funções tenham contribuído, de forma relevante, para o desenvolvimento sustentável do bioma.

Na escolha do agraciado, o CERBC analisa o histórico dos indicados de acordo com os seguintes critérios: prestação de relevantes serviços voltados à melhoria da qualidade da Caatinga; criação e implantação de projetos visando a recuperação e a conservação do bioma; e /ou publicação de trabalhos científicos e literários na defesa e promoção do mesmo.

Semana da Caatinga 2020

A entrega da Medalha Joaquim Feitosa será no próximo 28 de abril, Dia Nacional da Caatinga, no Auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa do Estado, por ocasião do encerramento da Semana da Caatinga 2020. A solenidade conta com a parceria da Comissão de Meio Ambiente e o Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos daquela Casa. Durante este evento, os membros do CERBC serão empossados.

Com o tema, Encantos, Recantos e Cantos da Caatinga, a Semana acontece no período de 22 a 28 de abril e tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a urgência da conservação da biodiversidade para o desenvolvimento sustentável do bioma. Este ano, as comemorações serão ampliadas aos municípios sedes do Plano Piloto Agropecuário Municipal de Preparação de Resposta às Secas (Piquet Carneiro, Quixeramobim, Irauçuba, Tauá, Sobral, Campos Sales, Salitre) e ao município de Pentecoste.