Projetos da SEMA são recebidos com entusiamos na FAEC
3 de março de 2020 - 14:33

Empresários da agricultura receberam com entusiasmo propostas apresentadas pelo titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, na manhã desta terça-feira (3/3), durante reunião na sede da Federação da Agricultura e Pecuária (Faec) do Estado do Ceará, em Fortaleza. O Secretário apresentou três temas: Logística Reversa, Selo Empresa Sustentável e o Pacto pelo Cocó. Na ocasião, os participantes confirmaram apoio às propostas apresentadas.
Segundo Bruno, a Logística Reversa de agrotóxicos já está acontecendo no Ceará. “No entanto, estamos aprimorando o processo com metas mais ousadas para que assim, as embalagens possam ser recolhidas pelos produtores e comerciantes”, disse. Em seguida, ele explicou a criação e o objetivo do Selo Empresa Sustentável. “Premiar as empresas que têm práticas sustentáveis, nos mais diversos setores da economia”, destacou.
Na ocasião, ele solicitou que a Faec indicasse técnicos para que com outros membros de federações de empresários, trabalhassem na regulamentação da lei que instituiu o Selo. O Presidente, Flávio Viriato de Saboya Neto, confirmou a participação da Federação. O representante do Instituto do Caju, Victor Hugo, considera o selo uma excelente ideia. “Um programa como esse vai valorizar ainda mais o nosso produto e o nosso mercado”, destacou. A Lei 17.178 de 15/1/2020 foi criada pela Assembleia Legislativa e aprovada pelo Governador Camilo Santana.
O terceiro ponto apresentado foi o Pacto pelo Cocó. “A ideia é trabalhar com várias entidades da sociedade civil e do governo e juntos, despoluirmos o rio Cocó”, explicou o secretário Bruno. A proposta é ousada: despoluir o Cocó desde a sua nascente na Serra da Aratanha e garantir a proteção da fauna e da flora. “O objetivo da SEMA vai além da proteção da área do Parque Estadual do Cocó, queremos proteger toda a Bacia do Cocó”, encerrou.

Crédito:Emilly Sales