SEMA certifica mais 17 educadores ambientais, desta vez em Iracema

18 de fevereiro de 2020 - 16:29

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), concluiu o curso de Formação em Educação Ambiental, no município de Iracema. A certificação dos 17 novos educadores ambientais, ocorreu no último dia 13, na sede do Centro de Referência de Assistência Social Casa das Famílias (CRAS), por ocasião do encerramento da segunda etapa da formação.

Para receber a certificação, os formandos participaram de duas etapas do curso. A primeira, ocorrida no período de 8 a 10 de outubro de 2019, e a segunda, de 12 e 13 do mês em curso. O público-alvo contemplou autônomos, funcionários das secretarias municipais de Saúde e Educação; técnicos da Prefeitura, agricultores, professoras e alunos da Rede Municipal de ensino e estagiários. E as responsáveis pela facilitação da capacitação foram as técnicas, Luzilene Saboia e Katiane Almeida, da Coeas/SEMA.

Ainda na primeira etapa, os formandos realizaram um plantio de árvores nativas em área no entorno do Colégio Municipal Albaniza Tavares e ao final do curso, contemplados com mudas, produzidas no Parque Estadual Botânico do Ceará. A capacitação atendeu à solicitação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agriculturas Familiares (STRAAF), de Iracema/CE, na pessoa do presidente, Antônio Gleudson Gurgel Cândido, em parceria com a Secretaria de Educação.

Na segunda etapa, foram apresentados os resultados dos planos de ações executados pelos formandos. Quatro trabalhos foram apresentados: Combate ao desperdício da água na escola; Nossa avenida mais bonita; Adote uma planta e Educação Ambiental na escola. O secretário municipal da Agricultura, Pesca e Recursos Hídrico, José Uílson, participou das apresentações dos planos de ações. Na ocasião, ele falou sobre os projetos da Prefeitura e os benefícios da arborização para a área urbana da cidade.