Conselho aprova nova usina de energia solar

7 de fevereiro de 2020 - 10:21

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) aprovou, nessa quinta-feira (6), os pareceres favoráveis da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) ao projeto do complexo de usinas de energia solar Bom Lugar Norte. A confirmação indica que o estudo e o relatório de impacto ambiental do empreendimento estão em conformidade com a legislação de controle e proteção do meio ambiente.

Era a exigência que faltava para que a Semace emitisse a licença de instalação do empreendimento, projetado para operar com seis usinas, gerar 216,7 megawatts, numa área de 454 hectares de três fazendas localizadas em Icó, na região Centro-Sul. O documento será emitido com uma lista de condicionantes, que ampliam o controle e asseguram a mitigação dos impactos ambientais.
Impacto positivo

O projeto de energia limpa e renovável é considerado de baixo potencial poluidor-degradador. Os impactos listados no estudo são mais positivos que negativos. De acordo com o biólogo responsável, Luis Augusto Cordeiro, “eles são relativamente menores que em plantas de energia eólica e muitos menores em relação à construção de uma usina hidrelétrica”.

Os impactos negativos serão mais frequentes durante a fase de instalação do complexo, quando são maiores os impactos positivos na economia da região. De acordo com o responsável técnico do empreendimento, Miguel Lobo, o Bom Lugar Norte gerará, na fase inicial, 400 empregos diretos e 700 indiretos. A obra está prevista para começar no segundo semestre de 2021 e deverá durar um ano.

*Matéria publicada inicialmente em: https://www.ceara.gov.br/2020/02/07/conselho-aprova-nova-usina-de-energia-solar/