Titular da SEMA vai participar da Festa do Pequi, em Jardim

5 de fevereiro de 2020 - 16:32

Secretário de Meio Ambiente, Antônio Neto, de Jardim, em nome da Prefeitura do Município, convidou o titular, Artur Bruno, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), para participar da Festa do Pequi 2020. O tradicional evento, na Chapada do Araripe, acontece no período de 20 à 22 de março e o secretário Bruno confirmou participação. A confraternização reúne catadores de pequis de municípios do Cariri e marca o fim da colheita do fruto no Cerrado.

Por ocasião da reunião, ocorrida na tarde de hoje (6/2), também foi discutida a participação da SEMA no evento, tal como doação de mudas, palestras de educação ambiental, parcerias em ações de reflorestamento e a reinauguração do Viveiro de Mudas de Jardim. “A ideia é conciliar a Festa do Pequi com a Festa Anual das Árvores, tradicional evento realizado pelo Governo do Estado, por meio da SEMA, em parceria com os municípios cearenses”, disse Bruno.

Saiba mais

– O pequi (nome científico: Caryocar brasiliense) é um fruto típico do Cerrado, cuja nomenclatura vem do Tupi e significa “pele espinhenta”.

– A Chapada do Araripe é uma zona de encontro da Caatinga, bioma predominante, com Cerrado e Mata Atlântica

– O pequizeiro é uma árvore de copa frondosa que pode chegar a 12 metros de altura. Quanto ao fruto possui o tamanho aproximado de uma maçã e uma casca verde.