SEMA realiza a primeira oficina do Pacto pelo Cocó

30 de janeiro de 2020 - 09:14

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) coordenou nesta quarta-feira e (29/01), a primeira oficina do Pacto pelo Cocó. Durante o evento, ocorrido no Auditório do Cine Cocó, no Centro de Referência Ambiental do Parque, o titular da SEMA, Artur Bruno, fez questão de ressaltar que o Pacto é uma pauta da sociedade. “É uma articulação que envolve instituições públicas, privadas e a sociedade civil organizada”, disse. “Queremos trazer todos para perto do rio, mas cuidando dele”, completou.

Segundo Bruno, o objetivo da iniciativa de sua pasta é “reunir diversas entidades para recuperar o rio Coco restaurando a navegabilidade e buscando parâmetros recomendáveis de qualidade da água, bem como a manutenção de suas funções ecológicas e conservação de sua biodiversidade associada”. O rio tem uma extensão de 50 km, atravessa os municípios de Pacatuba, Maracanaú, Itaitinga e Fortaleza. “Corta o Parque Estadual do Cocó”, encerrou.

As consultoras Bruna Pasquini e Suely Galhardo, da empresa Arcadis, coordenaram os trabalhos da oficina. Na ocasião, elas destacaram os principais eixos do Pacto: navegabilidade, balneabilidade, conservação da biodiversidade, educação ambiental, monitoramento e fiscalização, ecoturismo, esporte e lazer.