Começa a ser discutido Plano de Manejo do Parque Estadual do Cocó

27 de janeiro de 2020 - 14:09

Nesta terça-feira, 28 de janeiro, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), promove a Oficina de Início, do Plano de Manejo do Parque Estadual do Cocó. “Será um planejamento participativo, com o objetivo de construir coletivamente o Plano de Manejo da Unidade de Conservação (UC)”, afirma o titular da SEMA, Artur Bruno. O encontro será no horário de 8h às 16h30, no Auditório do Cine Cocó, no Centro de Referência do Parque.

Participam do evento, além dos integrantes do Conselho Gestor e representantes do Fórum Permanente pela Implantação do Parque do Cocó (Fórum Cocó), diversas instituições dos setores público e privado e técnicos das várias células da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), da SEMA. “Conjuntamente, vamos discutir e apresentar propostas voltadas ao desenvolvimento de estratégias de gestão capazes de auxiliar a conservação e o manejo do Cocó”, disse Leonardo Borralho, da Cobio.

Toda UC criada em território nacional precisa seguir as diretrizes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC – Lei 9.985/2000). Para isso, após a criação é determinante construir um Plano de Manejo, documento técnico fundamentado nos objetivos gerais da área protegida. No caso do Cocó, o parque foi oficialmente criado em 2017, por meio do Decreto 32.248, assinado pelo Governador Camilo Santana.

Cocó: saiba mais

As UCs são divididas em dois grupos – Proteção Integral e Uso Sustentável. O Parque Estadual do Cocó é uma unidade de Proteção Integral, ou seja, um tipo de UC cuja a prioridade é a preservação da natureza, obedecendo às normas mais restritivas. Localizado nos municípios de Fortaleza, Itaitinga e Maracanaú, o parque ocupa uma área de 1.571,29 ha, com extenso manguezal e dunas milenares em seu entorno, o que faz do mesmo o maior fragmento verde da Capital, o maior parque natural urbano do Norte/Nordeste e o quarto, da América Latina.

SERVIÇO

Oficina de Início Plano de Manejo do Parque Estadual do Cocó.

Data: 28 de janeiro de 2019

Horário: de 8h às 16h30

Local: Auditório do Cine Cocó, no Centro de Referência Ambiental do Parque

Endereço: Av. Padre Antônio Tomás, s/n, Fortaleza/Ceará.