Vai começar a segunda temporada do #VemPassarinhar

9 de janeiro de 2020 - 09:13

Neste domingo (12/01), no Parque do Cocó, acontece a abertura da segunda temporada do #VemPassarinhar. A atividade proporciona aos visitantes a oportunidade de observar pássaros em unidades de conservação (UCs) estaduais. “Para 2020, estão previstas 12 passarinhadas no Cocó”, disse Paulo Lira, gestor do Parque. “Sempre no terceiro domingo do mês”, informa. A observação de aves está prevista para começar às 7h, no Centro de Referência do Cocó, onde acontece um café da manhã coletivo. Em seguida a caminhada de observação e ao final, o “Papo de passarinho”, uma conversa sobre conservação da natureza.

Para o titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, o #VemPassarinhar estimula a aproximação do sujeito com a natureza e contribui para desenvolver o interesse e a admiração pela biodiversidade local. “É uma ação de sensibilização ambiental que propicia aos participantes conhecer nossas espécies, além de divulgar as UCs”, disse. Edições extras já aconteceram na ARIE do Sítio Curió, Parque Botânico, APA da Lagoa da Jijoca, REVIS Periquito-cara-suja, APA do Estuário do Rio Mundaú, APA do Estuário do Rio Curu e APA da Serra de Aratanha.

Histórico

A iniciativa começou em São Paulo. Em 2016 foi ampliada por meio de uma parceria com o Observatório de Aves do Instituto Butantan e a Prefeitura paulistana. A ideia de replicar o #VemPassarinhar em Fortaleza começou a ser construída em 2018, pela então funcionária da SEMA, a bióloga Cecília Licarião. Ao final do primeiro semestre de 2019, ano de início do projeto, a atividade recebia cerca de 20 “passarinheiros” por encontro, em dezembro último, o número mais que dobrou e 50 observadores de pássaros participaram da atividade.