I Seminário de Resíduos Sólidos reúne 700 pessoas

16 de dezembro de 2019 - 14:15


Encerrado com sucesso o I Seminário Nordeste de Resíduos Sólidos. O evento promovido pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), reuniu cerca de 700 pessoas, durante dois dias de debates, ocorridos de 12 à 13 de dezembro, no Auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa. “São muitos anos trabalhando com a questão ambiental e nunca tinha participado de um encontro tão rico em conteúdo”, disse Sílvio Nunes, técnico da Prefeitura de Maranguape. “Aprendi muito, saio daqui com informações muito relevantes para a gestão dos resíduos do meu município”, completou.

Para o titular da SEMA, Artur Bruno, o I Seminário Nordeste de Resíduos Sólidos foi um “absoluto sucesso”, contou com a participação de representantes de cinco estados nordestinos, além de presença “expressiva” de representantes dos municípios cearenses. “Foi uma ousadia e a ousadia é a palavra de ordem para os municípios”, destacou Bruno. “Estamos entregando 103 planos de Coletas Seletivas Múltiplas, elaborados de forma participativa”, informou. De forma simbólica, os planos foram entregues para os prefeitos, Bismarck Bezerra, de Piquet Carneiro, e Fátima Gomes, de Quixelô.

O seminário reuniu prefeitos, deputados estaduais, secretários municipais, promotores, técnicos, representantes de entidades que atuam na área ambiental e gerentes de órgãos responsáveis pela gestão de resíduos no Ceará e em outros estados, bem como representantes da iniciativa privada. Foram debatidos temas de muito interesse da sociedade: Estratégias da Gestão de Resíduos Sólidos de Fortaleza; Iniciativas Adequadas ao Nordeste, para Eficácia das Políticas Públicas para Gestão de Resíduos Sólidos; Fiscalização e Controle de Resíduos Sólidos; Coleta Seletiva e Logística Reversa; e os Avanços, Desafios e Sugestões Sobre Modelo de Gestão de Resíduos Sólidos de Consórcios.