SEMA celebra elaboração do Plano de Manejo da Pedra da Risca do Meio

11 de dezembro de 2019 - 16:58

Na tarde de hoje (11/12), no Auditório do Labomar, ocorreu solenidade de encerramento do Contrato de Prestação de Serviços de Consultoria Técnica para a elaboração do Plano de Manejo do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio. Presente ao evento, o Secretário de Meio Ambiente do Estado do Ceará, Artur Bruno, destacou que em 2020, mais seis Planos de Manejo serão entregues às unidades de conservação (UCs) estaduais. “Esperamos que todas as UCs tenham seus planos, no curto e médio prazo”, disse.

Também presentes ao evento, o vice-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Glauco Lobo Filho; a diretora do Labomar, Ozilea Bezerra Menezes; o coordenador do Plano de Manejo da Pedra da Risca do Meio, professor Marcelo Soares; o Chefe da Divisão Técnico Ambiental do Ibama, Miller Holanda Câmara; o Presidente da Colônia de Pescadores Z8, Possidônio Soares e a Gestora da UC, Pedra da Risca do Meio, Izaura Lila Ribeiro

As atividades de elaboração do Plano de Manejo da Pedra da Risca do Meio foram iniciadas em fevereiro de 2019 e finalizadas este mês. “Foram elaborados oito produtos diferentes: Plano de Trabalho, Levantamento de Dados secundários, Base Cartográfica, Diagnóstico da UC, Zoneamento Prévio, Zoneamento Consolidado, Programas e Projetos e o Plano de Manejo”, informa a gestora da UC.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, “o plano de manejo é um documento consistente, elaborado a partir de diversos estudos, incluindo diagnósticos do meio físico, biológico e social. Ele estabelece as normas, restrições para o uso, ações a serem desenvolvidas e manejo dos recursos naturais da UC, seu entorno, podendo também incluir a implantação de estruturas físicas dentro da UC, visando minimizar os impactos negativos sobre a UC, garantir a manutenção dos processos ecológicos e prevenir a simplificação dos sistemas naturais”.

Parque Marinho

O Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio foi criado pela Lei 12.717 de 5/9/1997, contemplando a única UC marinha do Ceará, caracterizada por ser totalmente submersa. A área é conhecida por pescadores e mergulhadores pela disponibilidade de peixes, rica biodiversidade e beleza cênica das paisagens subaquáticas. O Parque fica localizado a aproximadamente 18 km em relação à Fortaleza.

GEF-Mar

O GEF-Mar é um projeto do Governo Federal, criado e implementado em parceria com instituições privadas e da sociedade civil, para promover a conservação da biodiversidade marinha e costeira. Busca apoiar a criação e implementação de um Sistema de Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (AMCPs) no Brasil.