SEMA celebra Plano de Manejo da Pedra da Risca do Meio

10 de dezembro de 2019 - 09:17

A solenidade de encerramento do Contrato de Prestação de Serviços de Consultoria Técnica para a elaboração do Plano de Manejo do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio, firmado entre o Fundo Brasileiro para Biodiversidade (Funbio) e a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, no âmbito do Projeto GEF-Mar, acontece nesta quarta-feira (11/12), no auditório do Labomar. O titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, participa do evento.

As atividades de elaboração do Plano de Manejo foram iniciadas em fevereiro de 2019 e finalizadas este mês. “Foram elaborados oito produtos diferentes: Plano de Trabalho, Levantamento de Dados secundários, Base Cartográfica, Diagnóstico da UC, Zoneamento Prévio, Zoneamento Consolidado, Programas e Projetos e o Plano de Manejo”, informa a gestora do Parque Marinho, Izaura Lilo.

O GEF-Mar é um projeto do Governo Federal, criado e implementado em parceria com instituições privadas e da sociedade civil, para promover a conservação da biodiversidade marinha e costeira. “Trata-se de um plano de ação amplo, em que várias agendas podem ser integradas”, disse a gestora. “Busca apoiar a criação e implementação de um Sistema de Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (AMCPs) no Brasil”, completa.