SEMA celebra o trabalho voluntário

6 de dezembro de 2019 - 12:51

No último dia 5 de dezembro foi celebrado o Dia Internacional do Voluntário e a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) não poderia deixar de destacar a data criada pela ONU que visa promover ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade, ao redor do mundo. No Ceará, a SEMA promove a atuação voluntária de cidadãos por meio do Programa Agente Voluntário Ambiental (AVA) e por isso, não poderia, nesta ocasião, deixar de destacar a relevância dos voluntários que dedicam seu tempo à proteção do meio ambiente.

Segundo a técnica Andrea Moreira, da Célula de Conservação da Diversidade Biológica (Cedib/SEMA), o AVA foi instituído pela Instrução Normativa Nº 05/2015 e tem o objetivo de promover, incentivar e valorizar o voluntariado nas Unidades de Conservação (UCs) estaduais. “É uma forma de articular a oferta e a demanda do trabalho voluntário, possibilitando o intercâmbio de experiências e ações entre os grupos de voluntários e os profissionais da SEMA”, disse.

Para o gestor ambiental, Henrique Nascimento, da (Cedib/SEMA), o Programa foi inspirado e concebido pela “ideia de olhar mais de perto” as UCs. “Entendemos que cada ator social é parte principal no processo de mudança de comportamento, postura e ação em prol da conservação das nossas áreas protegidas”, disse. A SEMA, por meio do AVA, objetiva fazer com que as pessoas expressem sua cidadania e seu comprometimento com o futuro do meio ambiente e com a qualidade de vida da localidade.

De acordo com a Agente Voluntária Ambiental, Grazielle Dias, lotada na (Cedib/SEMA), em Fortaleza, “os voluntários tornam-se parceiros das UCs”, protegendo-as, envolvendo a comunidade e praticando atividades de educação ambiental, trilhas e ações de monitoramento”. Charles Moreira, agente voluntário que atua na Área de Proteção Ambiental da Bica do Ipu, “ser voluntário ambiental é uma experiência ímpar, é ter a oportunidade de contribuir com a sustentabilidade de nosso planeta”.

De acordo como o edital 2019 do Programa AVA, a SEMA tem 20 voluntários atuando. O desenvolvimento das atividades são supervisionadas pelo gestor da UC ou pelo colaborador designado para a tarefa. São as seguintes atividades previstas para os voluntários: prestação de informações aos visitantes; desenvolvimento de projetos de Educação Ambiental e Pesquisa; manutenção de trilhas e instalações; apoio as populações no entorno das UC; trabalhos administrativos nas sedes das UC; brigadas de incêndios; busca e resgate; recuperação de áreas degradadas /manejo de exóticas; auxiliar na implementação de projetos de manejo das UC.