Planos de Manejo de 8 Unidades de Conservação Estaduais são entregues pela SEMA

6 de dezembro de 2019 - 15:21

Os Planos de Manejo de oito Unidades de Conservação (UCs) estaduais foram apresentados pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA) na tarde desta sexta-feira, dia 6 de dezembro, às 14h, em audiência pública realizada no Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL). O evento aconteceu em parceria com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da AL, presidida pelo deputado estadual Acrísio Sena (PT), que presidiu o evento. O parlamentar lembrou que este era “um momento histórico, por seres estes os primeiros Planos das 25 UCs estaduais entregues, sendo que algumas já existentes há 20 anos”. No planejamento da SEMA, mais seis planos estão em andamento e serão entregues em 2020.

“O Plano é um documento técnico, construído de forma participativa com a comunidade, no qual consta o diagnóstico da área, zoneamento, planejamento ambiental e serve para tomada de decisão na elaboração de políticas públicas para a garantia do cumprimento dos objetivos de criação da UC”, destacou Fernando Bezerra, secretário executivo da SEMA.

A apresentação dos Planos foi realizada pela coordenadora de Biodiversidade, da SEMA, Doris Day Santos. Foram contempladas com os planos as seguintes UCs: APA da Lagoa de Jijoca, APA do Estuário do Rio Ceará, APA da Lagoa do Uruaú, Estação Ecológica do Pecém, Parque Estadual Sítio Fundão, Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio, Parque Estadual Botânico e Monumento Natural das Falésias de Beberibe.

Segundo Doris, os planos são elaborados a partir de diversos estudos que devem para minimizar os impactos negativos sobre a área protegida, garantir a manutenção dos processos ecológicos e prevenir a simplificação dos sistemas naturais. “Traz informações sobre o zoneamento da UC elaborado com base no manejo dos recursos naturais e potencialidade de cada zona. Além disso, traça as normas gerais e ações estratégicas para a proteção da biodiversidade”, completa.

Como principal ferramenta de planejamento e de direcionamento das ações que uma unidade de conservação deve implementar para garantir a própria conservação, elaborar um plano de manejo demanda tempo, capacitação técnica e aporte de recursos financeiros. “Foram investidos cerca de R$ 3 milhões, provenientes do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Ceará) e de Compensação Ambiental”, informa Doris.