8 Unidades de Conservação com Planos de Manejo nesta sexta

4 de dezembro de 2019 - 16:26

Os Planos de Manejo de oito Unidades de Conservação (UCs) estaduais serão apresentados pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA) nesta sexta-feira, dia 6 de dezembro, às 14h, em audiência pública a ser realizada no Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL). O evento acontece em parceria com a Comissão de Meio Ambiente da AL, presidida pelo deputado estadual Acrísio Sena (PT).

Segundo o titular da SEMA, Artur Bruno, estão sendo contempladas com os planos, as seguintes UCs: APA da Lagoa de Jijoca, APA do Rio Ceará-Maranguapinho, APA da Lagoa do Uruaú, Estação Ecológica do Pecém, Parque Estadual Sítio Fundão, Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio, Parque Estadual Botânico e Monumento Natural das Falésias de Beberibe, informa o titular da SEMA, Artur Bruno. “É uma ferramenta importante para o planejamento ambiental e para a tomada de decisão na elaboração de políticas públicas”, destacou o Bruno.

O plano de manejo é um documento consistente, elaborado a partir de diversos estudos. Traz informações sobre as principais dinâmicas demográficas, sociais, econômicas e de ocupação do território protegido, assim como dados referentes aos temas ambientais: situação dos recursos hídricos, recursos pesqueiros, saneamento ambiental, solo, biodiversidade, ar, mudanças climáticas e saúde ambiental. “Visa minimizar os impactos negativos sobre a UC, garantir a manutenção dos processos ecológicos e prevenir a simplificação dos sistemas naturais”, informa a coordenadora de Biodiversidade, Doris Day Santos”, da SEMA.