Ceasa doa material reciclável para associações de catadores do Ceará

19 de novembro de 2019 - 13:50

Associações integrantes da Rede de Catadores do Ceará foram contemplados com 1.900 caixas de papelão, recicláveis. O material foi doado pela Ceasa/CE – Centrais de Abastecimento do Ceará S.A. O ato de entrega ocorreu na tarde da última segunda-feira (18/11), na sede da Ceasa-CE, e contou com a presença do presidente das Centrais de Abastecimento, Maximiliano Quintino, da técnica da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Renata Martins e da representante da Rede de Catadores, Ana Raquel Vitoriano.

Foram beneficiadas com a doação, as seguintes associações: Catadores de Materiais Recicláveis do Serviluz (Brisamar); Moura Brasil; Viva a Vida e Catadores do Grande Bom Jardim (Ascabomja). “São agentes de reciclagem”, disse Renata. “Eles coletam, triam e beneficiam os recicláveis devolvendo os resíduos, na forma de matéria-prima, à cadeia produtiva da reciclagem, impedindo que sejam destinados aos aterros e ou lixões”, explica.

Coleta Seletiva Solidária

O recolhimento do material foi feito por meio de um veículo cedido pela SEMA que entregou as caixas em uma das centrais de reciclagem da Rede de Catadores. Segundo a técnica Renata, a Ceasa/CE convidou a Secretaria para participar da entrega, haja vista, o órgão coordenar a Coleta Seletiva Solidária, no âmbito da Administração Pública Estadual, instituída pelo Decreto 32.981, de 21/01/2019. “A ação contribui para o descarte correto de resíduos, para a geração de renda e inclusão social dos catadores”, disse.