Evento discute sobre Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, no Ceará

18 de novembro de 2019 - 14:59

Começou nesta segunda-feira (18/11) o Encontro do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Representantes de oito instituições, das 15 organizações governamentais e não governamentais que compõem o colegiado, estão reunidos, hoje, na APA da Serra de Baturité, e terça-feira (19/11) no Refúgio da Vida Silvestre (Revis) do Periquito-da-cara-suja, para conhecer a experiência exitosa do Posto Avançado da RPPN da Serra da Pacavira.

De acordo com o Secretário-Executivo, Fernando Bezerra, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) também será elaborado o Plano de Ação 2020, referente aos trabalhos do Comitê. “No próximo ano, a nossa meta é indicar áreas de Mata Atlântica no Ceará sejam reconhecidas como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica”, disse. “Em 2018, sob a coordenação da SEMA, o Comitê de forma participativa por meio de grupos de trabalho, reuniões ordinárias e assembleia geral, foi reestruturado”, completou.

A coordenadora de Biodiversidade, Dóris Santos, da SEMA, explicou que o Comitê é formado por 15 representantes de órgãos públicos (federal e estadual), cinco organizações não-governamentais, um representante dos moradores de áreas de serra úmida, um representante dos moradores de áreas de ecossistemas associados e quatro representantes da Associação de Prefeitos Municipais do Ceará. “O comitê é uma instância com a finalidade de promover políticas públicas e estratégias voltadas ao conhecimento, ao desenvolvimento de uma sociedade sustentável e à conservação do bioma Mata Atlântica”, esclarece.

A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA cuja área foi reconhecida pela UNESCO, em seis fases sucessivas entre 1991 e 2008, foi a primeira unidade da Rede Mundial de Reservas da Biosfera declarada no Brasil. É a maior reserva da biosfera em área florestada do planeta, com cerca de 78.000.000 hectares, sendo 62.000.000 em áreas terrestres e 16.000.000 em áreas marinhas, nos 17 estados brasileiros onde ocorre a Mata Atlântica, o que permite sua atuação na escala de todo o Bioma.

Rede mundial

Criadas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1972, as Reservas da Biosfera compõem uma rede mundial de áreas, cujas finalidades são a pesquisa cooperativa, a conservação do patrimônio natural e cultural e a promoção do desenvolvimento sustentável. A Rede Mundial de Reservas da Biosfera é composta por 631 Reservas da Biosfera localizadas em 119 países, constituem uma coleção representativa dos mais variados ecossistemas.

De acordo com o Ministério do meio Ambiente (MMA), cada Reserva da Biosfera é uma “coleção representativa dos ecossistemas característicos da região onde se estabelece. Terrestre ou marinha, busca otimizar a convivência homem-natureza em projetos que se norteiam pela preservação dos ambientes significativos, pela convivência com áreas que lhe são vizinhas, pelo uso sustentável de seus recursos”.