Conselheiros discutem a ampliação do Parque do Cocó e horário de funcionamento

13 de novembro de 2019 - 16:07

A primeira consulta pública sobre a ampliação do Parque Estadual do Cocó (PEC), em Fortaleza, ocorreu na manhã de hoje (13/11), no Auditório do Cine Cocó, no Centro de Referência do Parque Estadual. Convocada pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), a reunião ocorreu durante a 16a Reunião do Conselho Gestor do PEC . O objetivo foi apresentar para a comunidade em geral, órgãos ambientais, entidades públicas federais, estaduais e municipais, organizações não governamentais, proprietários de terras e demais interessados, a nova poligonal da unidade de conservação (UC).

De acordo com o articulador das UCs, Leonardo Borralho, da Coordenadoria da Biodiversidade (Cobio), da SEMA, serão acrescidos 9,96 hectares (ha) na poligonal do PEC. “A área é próxima à Cidade 2000 e trata-se de uma duna fixa com atributos ambientais relevantes”, disse Borralho. Atualmente, a poligonal do Cocó é de 1.571,29ha. Com a anexação passará para 1.581,25ha.

Também foi discutido no encontro, o cercamento do anfiteatro e entorno do Parque, e as alterações no regulamento de funcionamento da área de uso intensivo do mesmo. “O cercamento já havia sido discutido com os conselheiros, porém, em função do fechamento desses setores será preciso definir horário para funcionamento da UC”, explica Borralho. “E como vai ter horário para abrir e fechar, será necessário alterar esta questão no Regulamento, que hora prevalece”, continuou o articulador. As áreas de uso intensivo do parque compreendem: área do Anfiteatro e entorno, Adahil Barreto e Polo de Lazer da Aerolândia