Secretário-executivo da SEMA participa de encontro sobre Mata Atlântica, na Bahia

11 de novembro de 2019 - 11:46

O secretário-executivo, Fernando Bezerra, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), participou da 27ª Reunião Anual do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CNRBMA) e do Seminário Nacional Turismo e Mata Atlântica. O evento ocorrido dias 6, 7, 8 e 9 de novembro, em Mata de São João, na Bahia, recebeu os representantes dos 17 estados brasileiros que estão inseridos na Mata Atlântica. “Temas como conservação, políticas públicas e turismo foram abordados”, disse Bezerra.

Na noite de quinta (7/11) e durante todo a sexta-feira (8/11), o secretário Fernando participou do Seminário “Turismo e Mata Atlântica”, no Centro de Convenções da Praia do Forte. A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) cuja área foi reconhecida pela Unesco, em seis fases sucessivas entre 1991 e 2008, foi a primeira unidade da Rede Mundial de Reservas da Biosfera declarada no Brasil. É a maior reserva da biosfera em área florestada do planeta.

Segundo a Unesco, a Rede Brasileira de Reservas da Biosfera foi criada em 1995 e é coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). A Rede possui seis Reservas da Biosfera: Mata Atlântica incluindo o Cinturão Verde, Pantanal, Amazônia, Cerrado, Caatinga e Espinhaço. Voltadas à conservação da biodiversidade, à promoção do desenvolvimento sustentável e à manutenção de valores culturais associados ao uso de recursos biológicos.

O Ceará tem fragmentos de Mata Atlântica e seus ecossistemas associados, como os manguezais e as matas de tabuleiro. Ocupa uma área total de 1.873 km² e está localizada de maneira dispersa em dez regiões do território cearense: Chapada do Araripe, Litoral, Chapada do Ibiapaba, Serra da Aratanha, Serra de Baturité, Serra do Machado, Serra das Matas, Serra de Maranguape, Serra da Meruoca e Serra de Uruburetama, ocupando total ou parcialmente, 67 municípios.