Técnico da SEMA participa da conferência Wildfire 2019, em Mato Grosso do Sul

29 de outubro de 2019 - 13:34

O articulador das unidades de conservação (UCs) estaduais, Leonardo Borralho, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), está participando da Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais (Wildfire 2019). O evento acontece de 28 de outubro a 4 de novembro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Um dos principais objetivos Wildfire é a troca de conhecimentos entre profissionais de todas as nacionalidades ligados ao manejo do fogo e ao controle de incêndios florestais.

Participam do encontro, gestores, autoridades, técnicos, pesquisadores e brigadistas. Entre as atividades da Conferência estão o debate e a divulgação de trabalhos sobre os impactos do fogo em comunidades e ecossistemas em diversas regiões do mundo. “A SEMA teve três resumos submetidos e aprovados”, disse Borralho. “Tratam-se de ações coordenadas pelo governo do Ceará, por meio da Secretária, pertinentes ao manejo do fogo e ao controle de incêndios florestais”, completa.

O evento também abre espaço para que empresas, instituições de pesquisa e especialistas, exponham novas tecnologias, produtos e métodos para manejo do fogo e controle de incêndios florestais. Para Borralho, que também coordena o Programa Previna no âmbito das UC, “com a tecnologia é possível alcançar e ter melhores resultados com menos esforço”. Ele também destacou que está conhecendo muitas e novas práticas de gestão. “Todas voltadas para o combate e prevenção aos incêndios em áreas verdes”, encerra.

Saiba mais

A Conferência promove “cooperação internacional e ajuda humanitária, consolidando a estratégia global para gerenciamento de incêndios e manejo do fogo”. O tema escolhido da Wildfire 2019 é “Frente a frente com o fogo em um mundo em mudanças: redução da vulnerabilidade das populações e dos ecossistemas por meio do Manejo Integrado do Fogo”.