Em tempos de queimadas, SEMA recicla e fortalece brigadistas

8 de outubro de 2019 - 12:59

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema), por meio do Programa de Prevenção de Incêndios na Natureza (Previna/SEMA), realizará nos próximos dias 10 e 11 (quinta-feira e sexta-feira), treinamento de brigadistas florestais. A atividade, dirigida às equipes das unidades de conservação (Ucs) estaduais localizadas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), acontecerá em uma localidade que fica ao lado da comunidade tradicional Casa de Farinha e na Sabiaguaba, ambas em áreas do Parque Cocó, em Fortaleza. As aulas teóricas acontecerão no Auditório do Cine Cocó.

“Nosso objetivo é reciclar e fortalecer as brigadas de incêndio florestal nas UCs sob a gestão da SEMA”, afirma Leonardo Borralho, articulador da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio). A SEMA faz a gestão direta de 25 áreas protegidas. As UCs contempladas inicialmente com a reciclagem são: parques estaduais Cocó e Botânico; Estação Ecológica do Pecém e Área de Relevante Interesse Ecológico Sítio Curió. “Também faremos treinamento do Previna, dias 23 e 24 de outubro, na Apa Serra de Baturité”, informa.

Conforme a programação do curso, os participantes vão reciclar conceitos fundamentais como queimada, incêndio florestal, queima controlada e prescrita; conhecer mais sobre legislação aplicável, Registro de Ocorrência de Incêndios (ROI), Brigadas de Incêndios Florestais, prevenção, monitoramento, combate de incêndios florestais e manuseio e manutenção de ferramentas e equipamentos. “Assuntos como organização e segurança, manejo integrado e comportamento do fogo, e ainda questões que tratam da mobilização e desmobilização, também serão tratadas”, completa.

De acordo com o articulador Borralho, a SEMA também realiza perícias de investigação da origem de incêndios florestais com o objetivo de responsabilizar criminalmente os que usam o fogo indevidamente. “As perícias são feitas em parceria com a Semace e ou Ibama”, disse. “A época de maior incidência de queimadas e incêndios florestais no Estado do Ceará acontece nos últimos meses do ano”, destaca.

Previna/SEMA

O Previna/SEMA foi estabelecido em 2018 com o Decreto nº 10.859, de 24 de agosto, com o objetivo de prover mecanismos para a prevenção e para o combate aos incêndios florestais nas Unidades de Conservação Estaduais, garantindo a preservação dos patrimônios ambientais existentes no Estado. O Programa conta ainda, com a ajuda de importantes parceiros tais como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA) e o Corpo de Bombeiros, dentre outros.

SERVIÇO

Treinamento e Reciclagem dos Brigadistas do Previna/SEMA

Quando: dias 10 e 11 de outubro de 2019

Horário: de 8h30 as 16h30

Onde: Parque Estadual do Cocó, Fortaleza