Comitê Previna reúne-se na SEMA para traçar estratégias de combate a incêndios

26 de setembro de 2019 - 16:57

Ocorreu, dia 25 de setembro de 2019, a 3o reunião ordinária do Comitê Previna, quando se tratou sobre o cenário atual de incêndios florestais no Estado. Foi abordado o status do decreto de emergência ambiental referente ao período crítico de incêndios florestais, em relação à sua publicação no Diário Oficial do Estado.

Na ocasião, técnicos da FUNCEME apresentaram um estudo financiado pelo Fundo de Direitos Difusos (FDID) do Ministério Publico do Estado do Ceará, intitulado “Mapeamento das áreas de risco de incêndios florestais no Estado do Ceará”.

O estudo tem como objetivo geral realizar o mapeamento das áreas de risco de incêndios florestais no Estado do Ceará visando orientar estratégias de prevenção, monitoramento, controle de queimadas e combate aos incêndios florestais e, principalmente, subsidiar as políticas de autorizações de fogo controlado, indicando as regiões onde devem ser priorizados os programas de manejo agrícola sem o uso do fogo. Após o comitê discutir sobre as áreas mais vulneráveis à ocorrência de incêndios florestais, foram pensadas algumas formas de comunicação com os municípios. Contamos com a presença da SEMA, IBAMA, SEMACE, DEFESA CIVIL, ICMBIO e FUNCEME.