Capacitação para a melhoria da gestão das unidades de conservação

20 de setembro de 2019 - 15:50


O titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, participou na manhã de hoje (20/9), no auditório do Parque Estadual do Cocó, do encerramento da capacitação sobre Sistema de Análise e Monitoramento de Gestão (SAMGe) de unidades de conservação (UCs). O treinamento, direcionado aos gestores de UCs estaduais e equipes técnica e de validação das informações, foi promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Na ocasião, Bruno afirmou que a criação e gestão de uma área protegida, é uma política “fundamental” para preservar os recursos naturais. “Com o apoio do MMA e ICMBio, estamos capacitando e treinando, os nossos gestores, o que, com certeza, vai melhorar, mais ainda, a gestão das 25 UCs do Ceará, sob a gestão da SEMA”, disse o titular da Secretaria do Meio Ambiente. A capacitação também contou com o apoio do Instituo Ambiental da Bahia.

O MMA tem se valido do SAMGe como instrumento para medir a efetividade de gestão das unidades de conservação sob o guarda-chuva de diversos projetos, além de avaliar outras formas de aplicação da metodologia como ferramenta de auxílio na alocação de recursos e de esforços de gestão.