Para titular da SEMA, “sem a atuação do MP, não teríamos avançado na gestão dos resíduos”

30 de agosto de 2019 - 13:51

O titular, Artur Bruno, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), participou da Mesa de abertura VI Seminário Ministério Público e a Gestão de Resíduos Sólidos e Logística Reversa, ocorrido na manhã desta sexta-feira (30/8), no Auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, do Ministério Público do Estado do Ceará. Bruno saudou os presentes e parabenizou o Ministério Público pelo “grande trabalho” que o órgão vem fazendo pelo meio ambiente no Ceará e “por liderar o trabalho pelo saneamento básico”, no estado.

Segundo o titular da SEMA, a gestão de resíduos sólidos está avançando com a realização da Política Estadual e com o apoio do MP. “Hoje, todas as 14 regiões estão com os seus planos, temos 16 consórcios regionais formados, com a participação de 138 municípios”, disse. “Mas se não fosse a atuação do Ministério Público do Ceará, acompanhando tudo isso, estimulando, participando, dificilmente nós teríamos chegado a esse ponto”, completou.

O VI Seminário é um evento voltado para membros do MP, magistrados, advogados, representantes de ONGs ambientais e estudantes das questões relativas à causa ambiental, e tem como tema a implementação de políticas públicas e medidas sustentáveis para a gestão dos resíduos. A programação que ocorre durante o dia de hoje, conta com painéis, apresentação de teses, palestras e estudos de casos. A secretaria-executiva, Maria Dias, de Planejamento e Gestão da SEMA, vai participar, às 16h, do “Painel Reciclagem de Resíduos como suporte à sustentabilidade da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”.