Seminário regional sobre agrotóxicos começa nesta terça-feira (3), em Crateús

29 de agosto de 2019 - 10:45

Gerente de Defesa Agropecuária, Natanael Diniz, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), participa do encontro. Ele vai proferir palestra sobre o impacto dos controles dos agrotóxicos nos estados brasileiros

Começa nesta terça-feira (3/9), o “Seminário Regional sobre Agrotóxicos: O que muda com a nova lei?”. Realizado pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA/CE). O evento acontece em dois momentos, inicialmente, dia 3 de setembro, no auditório do CREA, em Crateús e dia 5, na Sede do Perímetro Irrigado do Baixo Acaraú, no município de Marco, sempre no horário de 14h às 17h.

Segundo a engenheira agrônoma, Viviane Monte, técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes) da SEMA, “o encontro vai discutir propor melhorias para a minuta referente ao Projeto de Lei (PL) 6.299, de 2002, que tramita no Congresso” e está gerando uma divisão entre ruralistas e entidades de saúde e meio ambiente. “O gerente de Defesa Agropecuária, Natanael Diniz, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), será o palestrante magno”, informa. Ele vai apresentar a palestra, “Impacto dos Controle dos Agrotóxicos nos Estados”.

O público-alvo do seminário são gestores e técnicos estaduais e municipais de secretarias do Meio Ambiente e Agricultura; sindicatos; universidades; sociedade civil organizada; produtores; estudantes e todas as partes interessadas. O evento tem o apoio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) e parceria do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge/CE); da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Ceará (AEAC), pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) e Aprece.

Confira a programação do Seminário Regional sobre Agrotóxicos: O que muda com a nova lei?.

14:00 – 14:30h

Abertura e composição da mesa

14:30 – 16:00h

14:30 – 14:50h

1º tema: Os desafios da construção de uma política estadual de agrotóxicos – SEMA

14:50 – 15:10h

2º tema: Competências institucionais – Semace – Adagri – Crea

15:10 – 16:00h

Palestra Magna: PL 6299 – Impactos do controle dos agrotóxicos nos Estados—Nataniel Diniz Nogueira – Gerente de Defesa Agropecuária – IMA/MG.

16:00 – 16:50h

16:50 – 17:00h

Coffee break

SERVIÇO:

Seminário I

Dia 3 de setembro de 2019

Horário: de 14h às 17h

Local: Auditório do Crea, no município de Crateús.

Seminário II

Dia 5 de setembro de 2019

Horário: de 14h às 17h

Local: Sede do perímetro irrigado, no município de Marco.