Guaramiranga ganha três novos equipamentos ambientais do governo do Estado

26 de agosto de 2019 - 08:28

Foram inaugurados na última sexta-feira (23/8), em Guaramiranga, as novas sedes e do Pelotão Avançado do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPMA) e do Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) Periquito Cara-Suja, que celebra um ano de existência. A solenidade inaugural aconteceu às 15h30, no Campo do Batalha, em Guaramiranga, com a presença dos secretários Nelson Martins, de Relações Institucionais da Casa Civil, e Artur Bruno, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), além do secretário executivo da Superintendência de Obras Públicas, Sérgio Azevedo; do comandante do Batalhão Ambiental, Cel. Ricardo Colares; da prefeita de Guaramiranga, Roberlandia Castelo Branco – acompanhada de vários vereadores do Município; do secretário adjunto da SEMA, Fernando Bezerra; da Coordenadora de Biodiversidade da SEMA, Dóris Day; da gestora da APA da Serra de Baturité, Patrícia Jacaúna; do ex-governador Lúcio Alcântara; do técnico da SEMA, Leonardo Borralho; e do biólogo Fábio Nunes, da ONG Acquasis.

O REVIS é fruto da parceria entre a SEMA e a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis). A equipe gestora da APA da Serra de Baturité e a Aquasis – organização civil sem fins lucrativos – fazem a gestão compartilhada do REVIS. Criado por meio do Decreto Estadual n° 32.791, 17 de agosto de 2018, o objetivo do Refúgio é proteger a fauna endêmica na APA, mais especificamente, o Periquito Cara-Suja.

No início do evento, foi exibido um vídeo sobre o trabalho do BPMA, que atua na preservação da natureza, contra a poluição, o desmatamento e o tráfico de animais silvestres. O trabalho de fiscalização e repressão conta atualmente com um efetivo de 12 homens e uma viatura fixos na APA. Ao todo, o BPMA conta com cerca de 270 homens atuando em todo o Estado, contingente que foi duplicado pelo governador Camilo Santana.

Segundo Fábio Neves, a chegada do BPMA à região, em agosto de 2018, foi “um divisor de águas”, pois a simples presença da unidade ajudou a coibir diversos crimes ambientais. “Vi várias gestões governamentais na área de meio ambiente, e esta, de fato, é diferenciada. Já estamos com 13 anos de trabalho aqui e, este ano, chegamos à marca de 1000 filhotes, revertendo a tendência de extinção do Periquito Cara-Suja, ave típica da serra de Baturité”, informou. Bruno ressaltou, em sua fala, que esta REVIS, de 40ha, foi a primeira do Estado, e que teve 7.500 das 30 mil árvores plantadas na APA.
Num segundo momento, também foi inaugurada a nova sede administrativa da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité, no Sítio Cocão, uma área de 140ha. A sede é toda feita de material reciclado e abriga também a secretaria do Meio Ambiente do Município de Guaramiranga. Posteriormente, no início da noite, as autoridades ainda participaram da inauguração da Areninha da cidade.